Acadêmicos de Jornalismo participaram do Congresso de Cronistas Esportivos em Goiânia

02 de Abril de 2013

Uma delegação de 12 acadêmicos e três professores do curso de Jornalismo da UnirG participaram de 27 a 30 de março, do 39º Congresso Brasileiro dos Cronistas Esportivos, realizado em Goiânia/GO.

congressoOs acadêmicos tiveram a oportunidade de compartilhar ideias e conhecer profissionais de destaque na imprensa esportiva nacional como Eraldo Leite da Rádio Globo (RJ) e o comentarista Luiz Ademar, da SportTV (SP), entre outros cronistas. Um deles, Lóris Baena, importante cronista carioca e historiador da imprensa esportiva brasileira, é fundador da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace) há 40 anos e sempre participa das atividades anuais da entidade.

“Embora a programação inicial tenha sido alterada, e nomes como Zico, Ronaldo e o ministro dos Esportes, não tenham comparecido por motivos diversos de agenda, o congresso teve eleição para renovação da diretoria, sendo eleito para mais um mandato o atual presidente Aderson Maia”, disse o coordenador do curso de Jornalismo da UnirG, Gilberto Correia.

Os acadêmicos do curso de jornalismo aproveitaram para visitar algumas rádios esportivas de Goiás. Philipe Ramos, Rafael Silva e Wpresley visitaram a Rádio 730 e conheceram o narrador Edson Rodrigues, que narrou o milésimo gol do Pelé, em 1969 no Maracanã e, ouviram dele muitas histórias.

Durante o evento, foi realizada também a votação para a escolha do estado sede da próxima edição do congresso. Paraíba venceu o Rio Grande do Sul por 14 votos a 13. Em 2014 o evento em João Pessoa.

Pela terceira vez, os acadêmicos de Jornalismo participaram do congresso. Em 2011, em Palmas/TO e em 2012, em Salvador/BA.

* Informações da Coordenação de Comunicação/UnirG.