UnirG elabora proposta da área da Educação para o próximo vestibular

01 de Abril de 2013

A Pró-Reitoria de Graduação e Extensão, por meio de sua Assessoria Pedagógica realiza, desde janeiro, uma série de reuniões com os professores que compõem os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) dos cursos da área da Educação (Pedagogia, Letras e Educação Física - Licenciatura). O curso de Psicologia também integrará o grupo numa perspectiva futura de criação da licenciatura. O intuito é de elaborar a proposta da concretização da área da Educação que já poderá funcionar para as novas turmas desses cursos que ingressarem no vestibular 2013-2.

“Um dos resultados iniciais seria a formação de turmas comuns aos cursos da Educação. Além da possibilidade de concentração dos professores concursados nas suas respectivas áreas de formação e concurso, permitindo uma maior especialização nas áreas”, disse a assessora pedagógica, professora Drª Lady Sakay.

O trabalho envolverá a realização de um Ciclo de Debates ainda este mês e outro em maio para que sejam ouvidos professores, acadêmicos, servidores e a comunidade externa de maneira a acolher críticas e sugestões. “Entre o primeiro e o segundo Ciclo, haverá um período para o acolhimento de propostas, que serão analisadas e poderão compor o documento final. As datas dos encontros serão divulgadas em breve”, frisou a assessora.

De acordo com a assessora os cursos de graduação da UnirG atualmente continuam a funcionar como faculdades isoladas. “O que queremos é fortalecer os cursos e criar uma identidade por áreas permitindo uma formação mais abrangente por meio de um currículo mais flexível, e assumindo uma organização pedagógica de Centro Universitário”, acrescentou Sakay.

“Essa organização também permitirá uma formatação com eixos comuns do ensino, da pesquisa, da extensão e da pós-graduação, fortalecendo o alcance das ações das licenciaturas”, afirmou ela.

A Instituição também planeja discutir a possibilidade de criação de outras áreas entre os cursos, para vestibulares futuros.