Apug promove curso de extensão sobre Filosofia, Corporeidade e Cinema

22 de Março de 2013

Encerra hoje, 22, o período de inscrição para os interessados em participar do projeto de extensão: Filosofia, Corporeidade e Cinema, promovido pela Associação dos Professores Universitários de Gurupi (Apug-SSind). São ofertadas 100 vagas que podem ser ampliadas para 150. O encontro será na sede da Apug, localizada na rua 09, nº 168, próximo ao campus II da UnirG, Centro, Gurupi/TO. A inscrição é gratuita e pode ser feita no próprio local do curso.

O curso será dividido em seis encontros, sendo na segunda quarta-feira de cada mês, que serão repetidos no último sábado de cada mês. Amanhã, 23, a partir das 19h, será a apresentado o primeiro filme: Frankenstein de Mary Shelley que abordará o tema O sonho de Frankestein (Jorge Coli). O último encontro será no dia 08 de junho

Podem participar acadêmicos, professores e funcionários da UnirG e das demais Instituições de Ensino Superior de Gurupi, além de profissionais da educação da rede pública e privada.

Em cada encontro será assistido um filme que possibilitará momentos de reflexão, sobre as consequências que o corpo do homem sofreu com as cristalizações morais resultantes da própria racionalidade.

O projeto visa abranger as áreas Filosofia, Saúde, Educação, Educação Física, Artes, Literatura, Antropologia, Psicologia, Moral, Ética, Epistemologia, Direito, Bioética, entre outras. A coordenação do projeto é do professor José Carlos de Freitas com a colaboração dos professores Paulo Henrique Costa Mattos e Joel Moisés Silva Pinho.

A realização do curso é da Associação dos Professores Universitários de Gurupi – Apug-SSind e do Centro Universitário UnirG, por meio do curso de Educação Física.

Conheça mais sobre o projeto do curso aqui.

Outras informações na Apug-SSind pelo telefone (63) 3312- 3220.

Programação dos filmes:

Dias 23 e 27/03

Filme: Frankenstein de Mary Shelley (Mary Shelley’s Frankenstein), direção de Kennety Branagh, USA, 1994.

Texto: O sonho de Frankenstein (Jorge Coli).

Dias 10 e 13/04

Filme: Substitutos (Surrogates), direção de Jonathan Mostow, EUA, 2009.

Texto: O corpo pós-orgânico (Paula Sibilia).

Dias 24 e 27/04

Filme: A pele que habito (La piel que habito), direção de Pedro Almodóvar, ESPANHA, 2011.

Texto: A produção farmacológica de si (David Le Breton).

Dias 08 e 11/05

Filme: O Cavalo de duas pernas [(Asbe Du-Pa) (Two-legged horse), direção de Samira Makhmalbaf, IRÃ, 2008.

Texto: Os corpos dóceis (Michel Foucault).

Dias 22 e 25/05

Filme: O cisne negro (Black swan), direção de Darren Aronofsky, EUA, 2011.

Texto: As imagens de Orfeu e Narciso (Herbert Marcuse).

Dias 05 e 08/06

Filme: Contos proibidos do Marquês de Sade (Quills), direção de Philip Kaufman, EUA/Alemanha/Inglaterra, 2000.

Texto: Crise da individualidade: o corpo dá as caras (Paulo Ghiraldelli Jr.)