Centro Universitário UnirG é recredenciado pelo CEE

25 de Outubro de 2012

Foi publicada ontem, 24, no Diário Oficial do Estado do Tocantins a renovação  por mais cinco anos do credenciamento do Centro Universitário UnirG pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), por meio do Decreto Nº 4.659. A UnirG é o primeiro e único Centro Universitário do Estado e foi avaliado com nota 4 em Conceito Institucional, grau considerado próximo da excelência, sendo que a nota máxima é 5.

Recredenciamento UnirGConforme o reitor do Centro Universitário UnirG, MSc. Alexandre Ribeiro Dias, junto ao processo de recredenciamento encaminhado ao CEE, foi elaborado o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2012-2017). O documento cujas diretrizes foram discutidas coletivamente por toda a comunidade acadêmica e traz a missão e os objetivos estratégicos da Instituição para os próximos cinco anos.

“Esta é uma conquista que contou com a participação de toda a comunidade acadêmica e que nos deixa felizes por preservar a autonomia. São inúmeros os benefícios do recredenciamento, dentre eles, temos um projeto de criação do curso de Engenharia Civil sendo avaliado pelo Crea/TO. Caso seja também aprovado vamos oferecer este curso ainda para início de 2013”, disse Dias.

O reitor acrescentou ainda que “apesar dos desafios enfrentados nos últimos dois anos, com as mudanças nas gestões da Fundação por termos passado por cinco presidentes, conseguimos dobrar nosso conceito de 2 para 4. Tudo isso só reforça que estamos caminhando para o rumo certo”, afirmou o reitor”, reforçou.

A presidente da Fundação UnirG, Dulce Maria Pimenta Furlan afirmou que com o empenho de todos foi possível conquistar a vitória. “Quando professores, servidores e acadêmicos trabalham unidos, com equilíbrio e compromisso é possível colher bons frutos. Isso nos motiva a continuar acreditando na Instituição”, frisou a presidente.

Vistoria

De 22 a 24 de agosto, uma comissão do CEE visitou a UnirG. Na ocasião, os conselheiros avaliaram cerca de 10 dimensões considerando temas como: ensino, pesquisa, extensão, proposta pedagógica, corpo docente e corpo técnico-administrativo, infraestrutura e responsabilidade social. Alunos, professores, e coordenadores também foram ouvidos pelos membros.

“Durante a visita dos conselheiros ficou clara a participação da comunidade acadêmica na elaboração do PDI e que este documento serve de base para continuar discutindo o planejamento e o desenvolvimento da Instituição”, mencionou o Pró-reitor de Graduação e Extensão, MSc. Rogério Ferreira Marquezan.

Pequeno histórico

Em 1985 foi fundada a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), que iniciou suas atividades com os cursos de Pedagogia e Direito. Em 2003, a Fafich teve sua denominação alterada para Faculdade UnirG.

Em 2008, já com 14 cursos a Instituição foi credenciada como o primeiro Centro Universitário do Tocantins, dando mais um importante passo em sua história, tendo este validade por três anos.

Em 2012, a UnirG solicitou o recredenciamento ao Conselho Estadual de Educação, órgão responsável pela fiscalização e recredenciamento do Centro Universitário. Em outubro o Centro Universitário foi recredenciado por mais cinco anos.

De acordo com a secretária geral acadêmica da UnirG, professora Célia Maria Augustini da Silveira, a Instituição garante os direitos conquistados com o credenciamento em 2008, quando passou de Faculdade para Centro Universitário e teve autonomia para emissão de diplomas de todos os cursos; aprovação das matrizes curriculares; aumento ou diminuição de 20 a 25% de vagas e aprovação para a criação de novos cursos, sendo estas submetidas ao MEC.

“O recredenciamento nos traz tranqüilidade em todos os aspectos, permite que o nosso trabalho seja de confiança e credibilidade perante os formandos, os cursos e a sociedade em geral”, disse a secretária.