Nota de Esclarecimento

13 de Setembro de 2012

O princípio de uma comunicação ética e moral deve começar com a averiguação da veracidade dos fatos e de fontes, e isso é necessário para que não sejam expressões tendenciosas, manipuladoras e consequentemente anti-democráticas.

Lamentamos a entrevista dada por funcionários ligados a Asunirg – Associação dos servidores Administrativos da UnirG e acadêmicos, que veio à público no espaço eleitoral na TV, do candidato a prefeito pelo PSB, Laurez Moreira.

Oportunistas, se utilizando de uma política de guerrilha ultrapassada, estão se aproveitando do palanque político, tecendo críticas sem antes averiguar a verdade, denegrindo a imagem da UnirG com temas pretéritos e já resolvidos.

Portanto, passamos a informar que:

- Todos os pagamentos dos hospitais em que os acadêmicos de medicina fazem internato foram pagos, a UnirG está criteriosamente em dia como estabelecido nos contratos;

- Desde o semestre passado, a UnirG está substituindo todos os projetores (data shows) que agora são fixados no teto das salas, o que professores e alunos que se fazem presentes nas aulas podem atestar;

- O material de expediente e de limpeza da UnirG são comprados dentro da legalidade, utilizando-se de licitações, e isso já vem sendo realizado, embora às vezes, temos que enfrentar atrasos de entrega, mas tudo dentro do que rege as normas nos contratos da licitação, e a reposição de material de expediente é feita mediante o critério do que seja urgência e emergência;

- A biblioteca vem sendo atualizada de forma periódica; em março de 2011 foram adquiridos mais de 2.500 livros e a cada semestre, recebemos a título de parceria com distribuidoras de livros, mais de 60 títulos novos e atualizados. A UnirG conta atualmente com um dos maiores acervos bibliográfico do Tocantins, contando com 17.505 títulos e 47.428 exemplares distribuídos em duas bibliotecas, além de 3.438 periódicos, 500 fitas de vídeo e 900 softwares (disquetes, CDs e DVDs);

- Com relação a paralisação das obras do novo campus da UnirG, o mesmo está sub judice, e tão logo a justiça conclua seus trabalhos poderá ser retomadas as reformas;

- A substituição de professores já foi concretizada e, recentemente, em face da UnirG ter seguido a risca as orientações do Tribunal de Contas e do Ministério Público, com a redução de 20% das despesas com pessoal e demais gastos, já foi sinalizado de forma positiva um Concurso Público para professores após o término do período eleitoral.

Acrescentamos ainda que problemas de ordem pedagógica nem sempre estão associados a estrutura física, pois o mais importante no processo da educação é a qualidade do corpo de professores, e o interesse de seus alunos, o que a UnirG se orgulha em ter de sobra e se entristece pelo não comprometimento de alguns poucos.

Recentemente, após visita do Conselho Estadual de Ensino, a UnirG foi muito bem conceituada, e deverá ter o seu recredenciamento aprovado, já se preparando para implantação de novos cursos superiores, novas oportunidades para os jovens de nossa região.

Finalizamos pedindo a população que prestem bastante atenção nos verdadeiros interesses daqueles que denigrem a imagem de uma Instituição tão importante em nossa comunidade, só no ano passado, a UnirG realizou mais de 100 mil atendimentos às pessoas de baixa renda.

Não existem fórmulas mágicas para realização de reformas profundas e necessárias para a UnirG continuar a crescer, isso só ocorrerá com muito trabalho e críticas construtivas, lastreadas por argumentos lógicos e sem interesses pessoais.

Gurupi, 13 de setembro de 2012

Heráclito Ney Suiter