Pedagogia Hospitalar

31 de Julho de 2012

- Pedagogia Hospitalar: atende crianças que estão em tratamento médico no Hospital Regional de Gurupi (HRG). Durante o período de internação, os pacientes da ala pediátrica recebem acompanhamento escolar dos acadêmicos de Pedagogia, de acordo com os conteúdos ministrados na escola de origem da criança. Este projeto é pioneiro no Tocantins.

O curso de Pedagogia do Centro Universitário UnirG implantou em 2004 um projeto inédito no Tocantins, voltado para as crianças hospitalizadas no Hospital de Regional de Gurupi (HRG).

Durante o período de internação, as crianças que estão em tratamento médico no HRG recebem acompanhamento escolar. Os conteúdos são ministrados de acordo com as informações repassadas pela escola, na qual a criança estuda.

O Projeto visa integrar a saúde e a educação com a finalidade de tornar a internação uma situação mais leve e suportável para a criança, beneficiando a saúde física, mental e emocional da pessoa hospitalizada e de seus familiares.

No projeto as crianças também participam de atividades lúdicas e comemorações de datas especiais. Todas as atividades são realizadas respeitando a possibilidade de mobilidade da criança, seja no leito ou no espaço reservado para o projeto dentro do HRG.

A sala do Projeto Pedagogia Hospitalar dispõe de brinquedos, livros, computadores e televisão.

Semestralmente pelo menos 500 crianças de Gurupi e de outras cidades da região sul do Tocantins são atendidas no projeto.

Pedagoga Hospitalar: MARLENE DE FREITAS JALES

Estagiárias: Celcino Pereira de Miranda Neto (estagiária do curso de Pedagogia) e Lucimary Alves Ribeiro (secundarista)

Atendimento: Segunda a sexta-feira

Horário: 08 às 12h e das 14 às 16 horas