Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
30 de Julho de 2012
O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ). Insere-se no âmbito da UNIRG como o instrumento necessário a fomentar a prática jurídica obrigatória no Curso de Direito, em consonância com a Portaria Ministerial n.º 1.886/94 e Estatuto da Advocacia.
As atividades jurídicas do NPJ são direcionadas ao atendimento de pessoas carentes, nos termos da Lei n.º 1060/50, sendo que na prática compreendidas aquelas que têm renda de até 02 salários mínimos. Além do acompanhamento judicial das ações iniciadas, o NPJ também se dedica a:
Objetivos:
Objetivo Geral
O curso jurídico deve, para alcançar sua validade, desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, interligadas e obrigatórias, de forma a atender às necessidades de formação fundamental, sócio-política, técnico-jurídica e prática do bacharel em direito. Neste contexto, o estágio de prática jurídica, supervisionado pela instituição de ensino superior, torna-se obrigatório e integrante do currículo pleno, em um total mínimo de 300 horas de atividades práticas simuladas e reais desenvolvidas pelo aluno sob controle e orientação do núcleo correspondente.
Visando o cumprimento desse conteúdo mínimo exigido, o Escritório Modelo torna-se a mola mestra do ensino jurídico da Instituição, na medida em que oportuniza ao acadêmico a redação de peças processuais, acompanhamento da rotina profissional, assistência e atuação em audiências e sessões, visita a órgãos judiciários, prestação de serviços jurídicos e técnicas de negociações coletivas, arbitragens e conciliação.
Objetivos Específicos
Visa o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), objetivamente:
Relevância e Justificativa
O Município de Gurupi, situado no extremo sul do Estado do Tocantins é, na atual conjuntura, um pólo de desenvolvimento comercial e educacional. Neste cenário insere-se a UnirG. Os projetos de cunho social por ela desenvolvidos têm como meta o crescimento ordenado e sustentável da população de toda a Região Norte, inserindo-se neste contexto o próprio Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ).
Em assim sendo, a manutenção e futura reestruturação de nosso NPJ, visa à expansão de suas atividades e a busca incessante pela excelência do ensino jurídico.
A formalização de convênios com órgãos de extensão como CIEG (Centro de Incubação de Empresas de Gurupi), atualmente em fase de elaboração, articulará a interdisciplinaridade entre os cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis, na medida em que integrará diversos ramos do conhecimento acadêmico, fomentando a produção científica, objetivo precípuo desta IES.
Trata-se, pois, de peça de fundamental importância não somente para a UNIRG, mas também para toda a região onde nos situamos, devendo ser estimulado e contar com todo o apoio pedagógico, financeiro e administrativo, com vistas a seu crescimento e maior aproveitamento do material humano nele envolvido.
Pressupostos Metodológicos
A expansão das atividades acadêmicas tem como pressupostos: