Professor da UnirG é aprovado em doutorado da UFG

30 de Julho de 2012

O professor do curso de Medicina do Centro Universitário UnirG, Hidelberto Matos Silva, foi aprovado no Doutorado em Patologia no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTSP-UFG). O título do projeto é: Lesões Hipocampais e Crises Convulsivas nos Modelos Experimentais de Neurocisticercose e Pilocarpina: Análise da Resposta Inflamatória e Alterações Gliais.

De acordo com o professor, o estudo irá analisar e comparar as alterações das células da glia (micróglia e astrócitos), responsáveis pela proteção imunológica  e física do sistema nervoso central, após crises convulsivas induzidas pela infecção do parasito e nas crises convulsivas induzidas artificialmente pela pilocarpina, uma substância que induz um excesso de excitabilidade nas células nervosas que resultam em crises. O trabalho irá estudar ainda, o comportamento imunológico dessas células e analisar a resposta inflamatória desencadeada pelas lesões produzidas.

Hidelberto Matos é professor da UnirG das disciplinas de Patologia Geral Prática e Histologia Humana I Prática. O doutorado irá iniciar em agosto, e tem previsão de término em meados de 2015. A orientação será do professor Drº Ruy de Souza Lino Júnior, do Laboratório de Patologia Experimental da UFG.