36º Cidadão Universitário convida comunidade para doações de alimento, sangue e medula óssea

28 de Agosto de 2020

As arrecadações de alimentos não perecíveis e de sangue da 36ª edição do Cidadão Universitário já começaram. Com o tema “UnirG solidária com a vida”, devido a pandemia, nesta edição terão várias novidades na realização das provas. A abertura oficial do projeto será durante a Aula Inaugural, 01 de setembro, e as doações seguem até 03 de dezembro. . Os donativos coletados até outubro serão direcionados aos acadêmicos da UnirG que estão em situação de vulnerabilidade social. Em novembro, outros mantimentos serão entregues a moradores carentes de um bairro de Gurupi e, em dezembro, em uma parceria com o Rotary Clube uma nova doação de alimentos será realizada. De acordo com o assessor da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil - Proecae, Me. Jeann Bruno Ferreira, o diferencial desta edição será não ter o foco competitivo. Diante do momento crítico em que a sociedade vive o intuito dessa vez é ser solidário com o próximo. "Os alunos poderão entregar os alimentos nas coordenações de cada curso. Queremos incentivar ainda mais a participação de toda a comunidade acadêmica, com o envolvimento dos veteranos, além dos servidores. Todos podem deixar os donativos na Proecae, no campus I", falou o professor. Entre as atividades que integraram o Cidadão estão ainda palestra e shows musicais, por meio de lives que contarão com a participação de toda a comunidade. A primeira live será na próxima terça-feira,01, a partir das 19h15 haverá a palestra com a psiquiatra Drª Carla Prado e o Me. Jean Bruno Ferreira, que discutirão sobre a "Saúde Mental no Trabalho em tempos de Pandemia". Já no dia 16 de outubro e 03 de dezembro serão as lives solidárias, com apresentação de artistas regionais e a arrecadação de alimentos não perecíveis. Durante as apresentações será disponibilizado, pelo Programa Mesa Brasil do Sesc, um QR Code possibilitando a arrecadação on-line. Em dezembro será ainda a Mostra Cultural da Casa de Cultura da UnirG. As apresentações serão na plataforma do YouTube, no endereço Publicidade UnirG. "Os cursos que participarem de todas as ações serão premiados com troféus, certificados e moção de aplausos on-line. O certificado será reconhecimento para o curso como forma agradecimento pela dedicação. A entrega será para a Atlética, presencialmente na reitoria. Na ocasião haverá agendamento da data", explicou. As doações de sangue continuam sendo realizadas no Hemonúcleo de Gurupi. "O interessado em colaborar deve procurar o órgão para realizar a doação de sangue e, se quiser também, de médula óssea. No local ele deve informar para qual curso estará ajudando ou se será apenas em nome da Universidade", completou. O professor finalizou dizendo que, "no decorrer da realização do Projeto Cidadão Universitário iremos ter algumas surpresas que estamos preparando para os nossos acadêmicos".