A utilização do sistema Hórus é uma das experiências que os acadêmicos do curso de Farmácia da Universidade de Gurupi estão vivenciando no campo de estágio. Os alunos do sétimo período estão conhecendo a rotina das farmácias municipais que utilizam esse sistema, e assim, estão aprimorando a formação acadêmica.
“Essa ferramenta facilita os processos do ciclo da assistência farmacêutica, desde a seleção até a dispensação do medicamento ao usuário Sistema Único de Saúde, tornando-o o mais seguro”, explica a farmacêutica e preceptora, Thalita Melo França Costa.
Thalita ressalta que o Hórus é utilizado na gestão da assistência farmacêutica de medicamentos e insumos em âmbito
nacional, está vinculado a bases de dados do Ministério da Saúde. Ele viabiliza a comunicação e levantamento de dados norteadores de ações e serviços entre Município, Estado e União, com objetivo de facilitar o acesso ao medicamento tanto na atenção primária quanto dos programas estratégicos e especializados da Atenção Farmacêutica.
“Para o acadêmico, o conhecimento dessa ferramenta se faz de suma importância pois é através dela que é feita toda a dispensação e requisição de medicamentos nos municípios brasileiros e em Gurupi, desde 2017”, finalizou.
Foto/divulgação