Uso das plataformas digitais no planejamento das aulas é tema da Semana de Planejamento Pedagógico

23 de Julho de 2020

Desde a última segunda-feira, 20, teve início a Semana de Planejamento Pedagógica da Universidade de Gurupi – UnirG. Neste semestre, o encontro está sendo realizado virtualmente e diariamente cerca de 200 pessoas participam do evento. A Semana ocorre todas as tardes e segue até dia 29 e um dos temas discutido será sobre o uso das plataformas digitais no planejamento das aulas. . Conforme o pró-reitor de graduação e extensão, Me. Eduardo Miranda, as oficinas que estão ocorrendo tem repercutido positivamente na academia, pois os professores percebem que esse é um novo caminho a ser trilhado. "A capacitação tem nos trazido grande aprendizado, vamos mudar a forma de ministrar as aulas em relação ao uso da tecnologia, para esse segundo semestre. Teremos uma nova plataforma do Google, mais interativa, integrada ao nosso Sistema SEI. Nossos e-mails serão unificados, para obtermos os recursos e ferramentas disponíveis, os professores estão ansiosos por essas mudanças. Mesmo diante de tantas dificuldades, a pandemia está proporcionando a UnirG avanços na tecnologia que talvez levaríamos anos para alcançar", disse. Com os novos recursos, alunos e professores poderão interagir melhor e teremos resultados muito melhores do que o semestre passado. "Havia uma diversificação muito grande de ferramentas, agora poderemos juntar todos em uma única plataforma. Muitos alunos tiram que acessar ferramentas diferentes para obter as aulas, com o Google For Education iremos agregar os recursos e padronizar a comunicação com os acadêmicos", completou. Segundo o gestor do Núcleo de Tecnologia e Informação - NTI, Walter Coelho, os desafios na transmissão das aulas remotas ocorrido no semestre passado sejam corrigidos. As ferramentas darão condições de gerenciar salas de aula virtuais, elaborar provas e controlar todo o gerenciamento necessário das turmas. "Procuramos uma ferramenta que irá atender nossa demanda, isso foi um pedido dos alunos e a empresa que é detentora da nossa Plataforma SEI, a Otimizi, buscou integrar com o Google para que possamos resolver as nossas limitações. As aulas serão mais dinâmicas e interativa, com recursos que agora teremos para tirar dúvidas on-line", disse o chefe do NTI. Durante a Semana Pedagógica haverá ainda a palestra com os professores, a PhD em Ciências da Educação em Portugal, Jussara Resende Costa Santos e o Me. em Educação, Alcides do Nascimento Moreira. Além dos encontros com os palestrantes, as coordenações estarão desenvolvendo atividades com os professores de cada curso, para completar a capacitação. Acesse o Cronograma de capacitações 2020 2 e confira a programação completa.