Comunidade do Setor Bela Vista recebe o Projeto UnirG em Ação

09 de Novembro de 2019

Jogos, brincadeiras, palestras, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, massagens e orientações foram algumas das atividades realizadas na manhã de hoje, 09, pelo Projeto UnirG em Ação. O encontro ocorreu na Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão, no setor Bela Vista.   Esta edição do projeto contou com a contribuição de diversos cursos, ligas, atléticas e centros acadêmicos. Mais de 260 alunos e suas famílias foram beneficiados com a ação. A Escola oferta Educação Infantil e Ensino Fundamental I, atendendo alunos entre 4 e 12 anos de idade. “Essa parceria com a UnirG traz benefícios para a comunidade, que é muito carente. Este é um sábado em que as crianças não foram para a rua, vieram para a escola participar das brincadeiras e receber, juntamente com seus pais, os atendimentos voltados para a melhoria da saúde”, disse a diretora da escola, Adelicia Martins. Na sala das brincadeiras, o curso de Pedagogia disponibilizou jogos como damas, quebra-cabeças, jogos da velha e outros. Diversas ligas acadêmicas dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia ofertaram serviços de saúde. Dona Geni Batista é hipertensa e compareceu para aferir a pressão arterial. “Agradeço a iniciativa pois o nosso setor é bastante necessitado. A minha pressão estava um pouco alta e recebi diversas orientações que irão me ajudar”, disse ela. O aluno Isac Maciel, de cinco anos, tem uma doença degenerativa e recebeu atendimentos pelos estudantes de Fisioterapia, supervisionados pela professora Florence Germaine. “Meu filho não anda e não tem muitos movimentos nas mãos, mas já faz tratamento na Clínica Escola de Fisioterapia da UnirG. Ele melhorou muito e tem bastante amizade e gratidão por esses acadêmicos”, disse a mãe de Isac, Zilda Batista. Para o estudante do 5º período de Fisioterapia, Agrinázio Geraldo, “ações como esta, são fundamentais tanto para a comunidade quanto para nós acadêmicos, porque contribuem para o nosso aprendizado. Aqui, é possível nos depararmos com diversos casos diferentes e dessa forma, aprendemos a interagir ainda mais com a população de modo muito positivo”, relatou o aluno. Abertura Estiveram presentes o vice-reitor, Dr. Ricardo Almeida, o pró-reitor de Graduação e Extensão, Me Eduardo Miranda, a assessora da Pgrad e professora, Gisela Guadalupe, o assessor institucional, Alexandre Aragão, a supervisora do Mesa Brasil, Tatiane Barreto, entre outros.   “É gratificante trazer para a comunidade o que a Universidade tem para oferecer. Assim os acadêmicos pensam na responsabilidade social, pois a comunidade precisa de orientação. Algumas crianças já apresentam a pressão arterial elevada e rastrear isso é importante, pois se descobrimos precocemente podemos evitar complicações futuras”, destacou a professora Gisela Guadalupe.   Para o vice-reitor, Dr. Ricardo Almeida, um dos papeis da UnirG é a aproximação com a comunidade. “Na formação dos nossos acadêmicos é muito importante essa sensibilização e o exercício da cidadania. Ajudar as comunidades mais carentes é fundamental para a formação e para atingirmos o nosso objetivo enquanto universidade”, frisou o vice-reitor, Dr. Ricardo Almeida.   Foram realizadas ainda, palestras sobre alimentação e qualidade de vida.  Após as atividades, cerca de 50 cestas básicas, arrecadadas pela 34ª edição do projeto Cidadão Universitário foram sorteadas entre as famílias presentes. O UnirG em Ação pretende desenvolver novas edições a partir do primeiro semestre de 2020.