Acadêmicos de Medicina utilizam inovação e tecnologia em estudos de Fisiologia

08 de Novembro de 2019

Programas e aplicativos para celular foram utilizados em atividades de seminários da disciplina de Fisiologia Humana I, do 2º período, do curso de Medicina da Universidade de Gurupi – UnirG.   Destacam-se entre os aplicativos ou programas, o word cloud (por meio da plataforma Mentimeter), e nas questões objetivas (plataforma Slido, ferramenta ‘stories’ do aplicativo Instagram, ferramenta de formulários disponível pelo Google).   Houve ainda a utilização do aplicativo plickers que, por meio de QR Code (basicamente um novo código de barras em 2D), registrava a resposta de um aluno ou de um grupo e todos  obtinham as estatísticas de erros e acertos, em tempo real.   “Essa foi a primeira turma que passou a utilizar a tecnologia nas propostas de atividades dos grupos na sala de aula. Os alunos usaram bastante recursos tecnológicos que nos permitem atuar nas metodologias ativas, que consistem na participação deles como protagonistas do conteúdo”, frisou a professora da disciplina, Ma. Janne Marques.   Atividade da disciplina   A turma se dividiu em dez grupos para apresentação de seminários que abordaram temas ligados à disciplina, como fisiologia renal, líquidos corporais, respostas imunitárias, composição e produção sanguínea, dentre outros.   “Todos os grupos ficaram responsáveis por estudar, compreender e definir a melhor maneira de repassar as informações totais do tema pré-definido e, no momento da apresentação, houve um sorteio que definiu quem apresentaria quais itens do assunto. Ou seja, uma maneira de estimular os próprios alunos a se interessarem e se prepararem para ministrar a aula com confiança e embasamento para os demais alunos ouvintes”, disse o acadêmico, Kaio Ramos.   O estudante relatou ainda que, cada grupo responsabilizou-se por buscar uma maneira dinâmica de testar os conhecimentos dos presentes em sala de aula acerca do que foi tratado nas apresentações. “O que caracterizou as dinâmicas foram o momento em que vivemos, marcado com tecnologias, de metodologias ativas e de integração”.   A professora aprovou a iniciativa dos acadêmicos. “A utilização das tecnologias no ensino facilita no aprendizado. Foi uma experiência bastante válida e produtiva”, frisou Janne Marques.