“Me conte a sua história”: projeto busca promoção da saúde mental de acadêmicos

07 de Novembro de 2019

A cada sábado, em uma sala do campus II da Universidade de Gurupi – UnirG, um grupo de estudantes se reúne para compartilhar vivências e encontrar apoio emocional. O projeto de extensão “Me conte a sua história” é um espaço de diálogo e de escuta qualificada, que nasceu com o objetivo de oferecer suporte aos estudantes de todos os cursos da Instituição.   Os encontros são coordenados pelas psicólogas clínicas e professoras do curso de Psicologia da Instituição, Ma. Eliana Moreira e Ma. Laslei Petrilli, e tiveram início em março desse ano. A ideia do projeto partiu de estudantes de Medicina, a partir das dificuldades experimentadas por muitos deles no cotidiano da vida acadêmica, como a exaustão, baixa autoestima, dificuldade de interação e resolução de conflitos, agravados pelo sentimento de solidão que acomete os estudantes que deixam familiares e amigos em outras cidades. “Em alguns casos essas queixas podem evoluir para comportamentos autodestrutivos e transtornos psiquiátricos, como ansiedade e depressão, por exemplo”, explica a professora Ma. Eliana Moreira. “Nosso objetivo é propiciar escuta ativa e qualificada, valorizando as histórias de vida, ressignificando as experiências de angustia, estimulando a autonomia e consolidação de vínculos. Ao mesmo tempo há a busca pelo resgate da identidade e confiança desse estudante que busca apoio”, ressaltou Moreira. Os encontros ocorrem aos sábados, das 09h30 às 11h30. Os interessados em participar devem entrar em contato pelos telefones (63) 98108 9673 (Mateus) ou (63) 98120 2962 (Professora Eliana Moreira).