Concurso de Ponte de Macarrão e Semana de Fisioterapia marcam última tarde da 5ª Sicteg

11 de Outubro de 2019

Ocorrem na tarde de hoje, 11, o IV Concurso de Pontes de Macarrão, do curso de Engenharia Civil e palestras da Semana de Fisioterapia da Universidade de Gurupi – UnirG. As atividades fazem parte da programação da 5ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg), que este ano aborda o tema "Bioeconomia: Diversidades e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

Conforme o coordenador de Engenharia Civil, Michael Caldeira, 34 equipes se inscreveram nesta edição do concurso, que é promovido pela Liga Acadêmica do Concreto de Alta Resistência – Lacar, em parceria com a coordenação do curso.

“Já estamos na quinta edição do concurso, todas foram um sucesso e esse ano conseguimos aliar o evento à Sicteg, com muitas pessoas envolvidas nos prestigiando”, frisou Caldeira.

As pontes de macarrão são avaliadas com a prova de carga. Os participantes puderam usar macarrão tipo espaguete e cola, obedecendo as normas e regulamentos da competição.

O concurso exige que a ponte seja capaz de vencer um vão livre de 1 metro, de forma que o peso não seja superior a 1kg. Serão premiados os três melhores trabalhos, de acordo com as notas de estética e da avaliação de carga.

Para a reitora, Ma. Sara Falcão, “o curso de Engenharia Civil tem um grande diferencial e vem se estruturando cada vez mais. O concurso de pontes de macarrão é uma excelente ideia que partiu dos professores e coordenadores para agregar junto aos acadêmicos uma formação específica que irá refletir na boa atuação deles, quando estiverem no mercado de trabalho”, mencionou.

Semana de Fisioterapia

Durante esta tarde foram realizadas palestras da Semana de Fisioterapia, “Cuidados Paliativos”, com a fisioterapeuta, Isadora Araújo e “Atualidades em Terapia Intensiva”, com a fisioterapeuta, Elienay Barbosa.

“Muitas pessoas acham que os cuidados paliativos são para pacientes que estão morrendo. Na verdade, nós trabalhamos mais no sentido em proporcionar qualidade de vida para que estão aqueles que estão em terminalidade, isso não significa que eles têm horas ou dias contados. Muitos deles têm anos de vida e a nossa função é dar qualidade a esses momentos que eles terão”, destacou Isadora Araújo.

A Sicteg será encerrada no início da noite de hoje. Na oportunidade haverá uma solenidade e serão divulgados os resultados dos Trabalhos Científicos.

O evento ocorre no campus da UFT, na Chácara 69-72 Rua Badejos, Lote 7 s/n – Jardim Sevilha.