5ª Sicteg - estandes da UnirG apresentam a prática de cursos e projetos da universidade

09 de Outubro de 2019

Cerca de 20 estandes são expostos pela Universidade de Gurupi – UnirG, na quinta edição da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg). O evento começou hoje, 09 e segue até esta sexta-feira, 11, no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT).   A comunidade acadêmica participou ativamente da primeira tarde de exposição. Os estandes são representados por todos os cursos da Instituição, Reitoria/Gabinete Interativo, Biblioteca Virtual, Pró-Reitoria de Graduação e Extensão (Pgrad), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), Vestibular e Ligas Acadêmicas. As crianças do Projeto Letramento Científico, do Inova Gurupi, desenvolvido na Escola Municipal Antônio Lino de Sousa demonstram experimentos com pigmentos naturais, utilizando açafrão, beterraba, cenouras e folhas verdes. “O objetivo do projeto é incentivar e instigar o aluno a conhecer o universo científico desde criança, pois a ciência está inserida no cotidiano de todos nós”, frisou a professora Vera Lúcia Cavalcante.   Os visitantes interessados podem conhecer o tipo sanguíneo e o fator de RH negativo ou positivo. A ação é ofertada pela coordenação do curso e de estágio de Farmácia em parceria com o Centro Acadêmico, Atlética Overdose, professores e as ligas acadêmicas de Farmácia Clínica Hospitalar (Lafach) e de Toxicologia Experimental e Farmácia Clínica (Latefacli). “É fundamental que as pessoas façam a tipagem sanguínea, pois no caso de acidente por exemplo, podem necessitar de transfusão de sangue e esse conhecimento facilita a agilidade do procedimento”, afirmou a coordenadora de estágio do curso de Farmácia, Valéria Maciel Cordeiro Oliveira. O estudante do 6º período de Enfermagem, Matheus Henrique, apresenta ao público a demonstração de um paciente internado em hospital. “Utilizamos esse boneco para abordar os procedimentos de um paciente em internação. Este está usando um soro hospitalar e uma sonda vesical”, descreveu o acadêmico. Acadêmicos do 8º ao 10º período de Fisioterapia, supervisionados por professores, destacam as diversas modalidades da área. “Aqui temos ademonstração de aparelhos de estética, eletroterapia, peças anatômicas, primeiros socorros, exposição de banners científicos e filme interativo, dentre outros, que abordam as diversas áreas de atuação”, destacou a professora Jacqueline Takada. Estão presentes ainda os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Jornalismo, Letras, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Psicologia. O visitante também pode apreciar a exposição de artes plásticas, da Casa de Cultura da UnirG. São 20 telas do Projeto Ciranda das Artes, sob a supervisão do professor Henrique Viegas. Sicteg A solenidade de abertura do evento será hoje, às 19h. Em seguida ocorrerá o lançamento do Programa Reitoria Itinerante. Ainda nesta noite será lançada a Revista Ressaca Literária, vol. 6, um periódico semestral produzido pelos acadêmicos e professores de Letras, que tem como missão fomentar a produção acadêmica sobre estudos literários, linguísticos e culturais. A entrada para o evento é gratuita e a Semana Integrada é promovida pela Prefeitura de Gurupi, por meio do Programa InovaGurupi, da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, organizada pelo Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e da região sul do Estado, UnirG, UFT, IFTO, e conta com a colaboração do Governo Federal/Estadual e Sebrae. A UFT está localizada na Chácara 69-72 Rua Badejos, Lote 7 s/n – Jardim Sevilha.