Acadêmicas de Psicologia ministraram palestra sobre depressão no ambiente de trabalho

29 de Julho de 2019

Na manhã de hoje, 29, estudantes do curso de Psicologia da Universidade de Gurupi – UnirG, estiveram na Cemar - Transportadora e Distribuidora de Bebidas ministrando uma palestra para os colaborares da empresa. O tema abordado foi Depressão no ambiente de Trabalho. . O convite surgiu da Psicóloga da empresa, Ana Karla Menezes, que chamou as alunas Daniela Ponciano Oliveira e Daniely Sousa Prado para integrarem a programação da Semana Interna de Prevenção do Acidente de Trabalho - Sipat. O evento tem como objetivo prevenir doenças do trabalho, orientando e refletindo sobre a segurança e qualidade de vida do funcionário. A palestra promoveu um momento gerador de conhecimentos sobre as causas, os sintomas, os fatores de riscos e o tratamento desse transtorno mental que tem sido cada vez mais frequente. Foi estabelecido com os colaboradores os mitos e verdade acerca da depressão. Segundo a acadêmica, Daniela Ponciano Oliveira, é muito importante falar sobre a depressão no ambiente de trabalho, onde a pessoa passa a maior parte do tempo. “O trabalho ocupa um espaço muito grande em nossas vidas, o que pode gerar prazer e satisfação, mas ao mesmo tempo pode também ser o causador de um adoecimento emocional. Diante disso, esclarecemos sobre os sintomas característicos da depressão, as possibilidades de prevenção e o tratamento”, relatou. Para a Psicóloga da Cemar, “foi uma grande oportunidade a realização de mais uma semana de prevenções ao acidente de trabalho, trazendo muito conhecimento e recebendo a visita das estudantes que falaram sobre um tema bastante importante para todos colaboradores e que deve ser discutido também no ambiente de trabalho”, disse Ana Karla Menezes. Na ocasião, os colaboradores foram participativos e ao final as estudantes falaram sobre o atendimento gratuito oferecido à comunidade em geral, pelo Serviço Escola de Psicologia da UnirG - Sepsi. O Sepsi está localizado na avenida Guanabara, esquina com a rua 09, centro – Gurupi- TO. O telefone de contato é (63) 3612-7717.