Videoconferência busca a implementação de nova metodologia de ensino na UnirG

23 de Julho de 2019

Na primeira noite da Semana Pedagógica da Universidade de Gurupi- UnirG, foi apresentada aos professores por meio de videoconferência no auditório da Instituição, a utilização da Metodologia Ativa como elemento ordenador do processo de ensino e aprendizagem superior, ministrada pela professora Silvana Silveira Kempfer, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

A videoconferência contou com professores de diversos cursos da UnirG, além da presença do pró-reitor de Graduação e Extensão, o professor Me. Eduardo Miranda. O tema da videoconferência já vem sendo debatido em semanas pedagógicas anteriores. “A ideia é a implantação da metodologia de forma igual entre os cursos da Universidade. Hoje, as diretrizes nacionais dos cursos já abordam de maneira obrigatória a utilização da metodologia ativa, devido ao novo perfil do aluno”, destacou Eduardo Miranda. Para a palestrante “o foco desse sistema é dar autonomia ao aluno na busca do conhecimento; tendo o professor como mediador, associando o aprendizado a situações cotidianas no contexto onde estão inseridos os alunos de cada curso, auxiliando na resolução de situações-problemas vivenciados no dia a dia. È uma contribuição para a construção de uma sociedade crítica e pensante”, frisou Silvana Kempfer. Segundo a professora do curso de Educação Física, Eliana Farencena, a implementação dessa nova metodologia é muito importante por permitir a mudança do ensino tradicional. “Nós como professores precisamos inovar e acompanhar a dinâmica para que as aulas não se tornem desinteressantes”, afirmou.