Acadêmicos de Psicologia auxiliam jovens na escolha da profissão

14 de Maio de 2019

Estudantes do 7º período do curso de Psicologia da Universidade de Gurupi – UnirG, realizam projeto de orientação vocacional e profissional com alunos do 3º ano, do Centro de Ensino Médio Bom Jesus. Os acadêmicos são supervisionados pela professora Ellen Fernanda Klinger.

psicologia unirg 1“O projeto busca auxiliar esses jovens no momento da escolha da profissão e promover uma excelente oportunidade de autoconhecimento, de alinhamento entre habilidades/características pessoais e profissionais”, afirmou a professora.

O Projeto surgiu como plano de ação de disciplina de Orientação Vocacional e Profissional e será composto por quatro encontros, com entrevistas, aplicação dos testes,psicologia unirg 2 técnicas e dinâmicas. “A meta é auxiliar os participantes a identificar suas habilidades por meio dos testes e dinâmicas. Além de orientar sobre a importância da escolha profissional e possibilitar o autoconhecimento, colaborando para a superação dos conflitos presentes no processo de escolha vocacional/profissional. E ainda facilitar o desenvolvimento da maturidade para a escolha da profissão”, afirmou a acadêmica, Daniela Ponciano.

Já foram realizadas dinâmicas de grupo, gincana das profissões, autoconhecimento e reflexão sobre expectativas e escolha profissional. Foram selecionados 12 alunos para entrevista e aplicação de testes psicológicos. Ontem, 13, ocorreu a entrevista e aplicação de teste psicológico.

Para concluir as ações do projeto será realizada uma palestra sobre a importância da orientação vocacional no dia 27, às 18h, com a professora e psicóloga Kennya Teixeira. Na ocasião haverá a exposição dos resultados e do parecer aos estudantes que participaram do projeto e aos seus responsáveis.