Nota de Esclarecimento sobre os respiradores da UPA 24h

08 de Março de 2024

A Fundação UnirG esclarece que, em relação à operação conjunta do Gaeco e da Polícia Civil realizada no último dia 05, com o foco na apuração de possíveis irregularidades na aquisição de respiradores em Gurupi no ano de 2020, a Instituição não figura como parte da referida ação. A Fundação recebeu com serenidade a realização das diligências, cooperando integralmente com as autoridades competentes e reafirmando seu compromisso com a transparência e a legalidade em todas as suas ações.

Quanto à gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA/24h), é imprescindível esclarecer que a parceria entre a gestão do Município de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Semus, e a Fundação UnirG, foi formalizada em janeiro de 2023 por meio de convênio. Este acordo tem como objetivo principal a coordenação eficiente da UPA/24h pela Instituição. A atuação da UnirG na UPA/24h concentra-se exclusivamente na gestão e execução de atividades de serviço de saúde, conforme estabelecido no mencionado convênio.

Em relação à suposta irregularidade na aquisição de respiradores, a Fundação UnirG reitera que não participou de qualquer processo licitatório para a aquisição desses equipamentos, não sendo, portanto, parte da investigação. Além disso, esclarecemos que não disponibilizamos espaço para o armazenamento de equipamentos de outros órgãos.

Informamos, que no prédio da UPA/24h, encontra-se em processo de reforma, visando aprimorar o atendimento e proporcionar maior conforto e qualidade aos usuários. Durante esse período, diversos equipamentos, incluindo os respiradores, foram temporariamente transferidos para o depósito da Fundação UnirG no dia 21 de fevereiro de 2024, assegurando a integridade do patrimônio público.

A Fundação UnirG respeita integralmente a decisão judicial e esclarece que o foco da busca e apreensão está circunscrito às provas relacionadas ao processo administrativo de aquisição de equipamentos para a ampliação dos leitos de suporte ventilatório na UPA/24h, no ano de 2020. A presença da Polícia Civil na Unidade de Pronto Atendimento – UPA/24h ocorreu em virtude desse processo, sendo que a UnirG colaborou ativamente ao indicar o local dos equipamentos e explicar o motivo de estarem naquele local. Não houve apreensão de bens, e estes permanecem sob a guarda responsável da UnirG.

Durante a pandemia, os respiradores foram cedidos ao Hospital Regional em fevereiro de 2021, por meio de uma parceria com o Município, e após o término da pandemia, foram devolvidos e armazenados no prédio da UPA/24h aguardando recursos para a aquisição de uma usina de oxigênio, essencial para utilização daqueles modelos. Atualmente, a UPA/24h utiliza respiradores com cilindro de oxigênio.

A Fundação UnirG está à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais, reiterando seu compromisso com a transparência e contribuindo para o sucesso das investigações.

Thiago Piñeiro Miranda

Presidente da Fundação UnirG