Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR
🇺🇸 🇪🇸 🇫🇷 🇩🇪 🇮🇹

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Casa de Cultura da UnirG recebe Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Gurupi


17 de Novembro de 2025



Em reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido em prol da comunidade, a Casa de Cultura  Maestro Othonio Benvenuto da Universidade de Gurupi – UnirG recebeu uma Moção de Aplausos na última quinta-feira, 13, na Câmara Municipal de Gurupi. O evento contou com a presença de autoridades políticas, gestores da UnirG, servidores e pessoas da comunidade em geral.

Atualmente, a Casa de Cultura atende 320 alunos matriculados em oficinas de dança, música e artes plásticas. A autoria da Moção de Aplausos foi do vereador Walter Coelho, que também é servidor da UnirG. “Na semana em que celebramos o aniversário de Gurupi ressaltamos também a importância da Casa de Cultura e do trabalho que ela desempenha ao longo de toda a sua história. Me sinto muito honrado de poder promover e reconhecer os talentos que ali estão, pois não podemos falar de Gurupi, sem lembrar da UnirG e da Casa de Cultura. Parabenizamos os professores e alunos que, através da arte, conseguem trazer uma mensagem muito linda para todos nós gurupienses”.

O vice-reitor da UnirG, Me. Paulo Henrique Costa Mattos, destacou a importância da Casa de Cultura para a cidade, especialmente em um momento de celebração como o aniversário de Gurupi. “A Casa de Cultura tem sido fundamental na oferta de atividades culturais diversas. Ela é um verdadeiro presente para a comunidade, proporcionando um espaço para a expressão artística e cultural. É um orgulho ver essa instituição sendo homenageada, pois representa um trabalho intenso e contínuo que beneficia a população, enriquecendo a vida cultural da cidade”, disse.

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, esteve no evento e falou sobre a contribuição social da Casa de Cultura. “É um órgão da UnirG que tem dado uma grande contribuição na preservação da nossa identidade, na preservação das nossas tradições, no processo de ensinar, de formar pessoas. As pessoas que passam por qualquer modalidade cultural se transformam, têm valores, elas têm significados diferenciados. Parabenizo os profissionais da Casa de Cultura que têm nos emocionado com a arte em todas as suas modalidades”.

“A Casa de Cultura desempenha um papel importantíssimo no desenvolvimento de atividades de extensão e de cultura dentro da nossa universidade. Ela atende milhares de pessoas ao longo dos anos, favorecendo diversas famílias e levando a arte em prol da comunidade”, frisou a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Ma. Káttia Ferreira da Silva.

O Diretor de Cultura, Me. Audimar Dionízio de Santana, ressaltou a relevância da homenagem e destacou a necessidade de ampliação do debate sobre o apoio às atividades culturais no Município.  

“O momento é de grande importância porque mostra que todo um trabalho encampado por um grupo de artistas realmente não foi em vão e nos impulsiona a avançarmos ainda mais. Estamos conquistando espaços, já temos um bom percurso caminhado, mas temos muito ainda pela frente. A arte é uma área do conhecimento que se conecta com os três pilares básicos da educação superior: ensino, pesquisa e extensão, e as políticas culturais na instituição são necessárias”, disse.  

“Receber essa homenagem é uma forma muito especial de reconhecimento pelo trabalho que a Casa de Cultura vem desenvolvendo ao longo dos seus mais de 20 anos de história. Temos que lembrar que trabalhar com arte e cultura não é tarefa fácil e ainda enfrentamos desafios. Ficamos profundamente felizes com o reconhecimento que arte e cultura são essenciais para a formação humana e, principalmente, para o fortalecimento da nossa identidade coletiva”, disse a gestora da Casa de Cultura, Elisângela Marinho.

 

Artes visuais em exposição

 

Representando as Artes Plásticas no evento, o professor da Casa de Cultura da UnirG, Henrique Viegas apresentou as obras da exposição “UnirG - Pinceladas do tempo”. As 15 obras destacam os cursos ofertados atualmente pela Instituição, além de Jacinto Nunes, ex-prefeito de Gurupi e responsável pela criação da Instituição há mais de 40 anos.

“Nossa proposta é apresentar uma relação entre a Arte e o meio acadêmico, evidenciando os 14 cursos da UnirG que já formaram milhares de profissionais e que contribuem com o desenvolvimento regional”, disse o professor.

"As obras foram construídas dentro de uma silhueta de uma cabeça, em uma demonstração do pensar e na representatividade de muitas mentes que ajudaram a construir cada curso. Cada arte tem uma ligação simbólica com cada curso, apresentando um pouco da essência e do propósito de cada formação”, complementou Viegas.

A obra principal foi a do ex-prefeito Jacinto Nunes. “Ele é o cabeça de toda essa história e, em sua face, há a representação de um diamante, em alusão a um dos significados do nome da cidade de Gurupi. Ele é uma pedra preciosa que brilhou em seu tempo e o seu brilho continua irradiando até os dias de hoje”, finalizou Viegas.

 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais