Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR
🇺🇸 🇪🇸 🇫🇷 🇩🇪 🇮🇹

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Mestrandas em Educação Social da UnirG promovem roda de conversa com famílias de crianças atendidas pelo CER


09 de Outubro de 2025



Alunas da primeira turma do Programa de Mestrado Profissional em Educação Social (PPGES) da Universidade de Gurupi – UnirG realizaram uma roda de conversa com familiares de crianças atendidas pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Gurupi. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira, 09.

A atividade integrou uma intervenção socioeducativa da disciplina cursada, voltada à divulgação das ações do Mestrado. O estudo "A maneira de ser no  CER" é desenvolvido pelas mestrandas Emília Nunes, Deice Pomblum e Emiliane Arruda.

Durante o encontro, as participantes apresentaram às mães o funcionamento do Centro e os serviços disponíveis para o desenvolvimento de crianças de até 12 anos com Transtorno do Espectro Autista - TEA e comorbidades associadas.

De acordo com a orientadora educacional da Creche Espirita Maria Madalena, Emília Nunes, a pesquisa de Mestrado busca compreender a realidade do CER, a satisfação das famílias atendidas e as condições de infraestrutura do local. “O Centro dispõe de equipamentos que não existem em outros espaços de reabilitação da cidade. Nosso objetivo é avaliar se o atendimento supre as necessidades da comunidade e como o serviço pode ser aprimorado. Durante o processo de submissão no Mestrado, observamos que o trabalho realizado na unidade tem contribuído significativamente para o desenvolvimento das crianças. A existência desse espaço já representa um grande avanço para Gurupi”, destacou.

A professora de Letras da UnirG, Deice Pomblum, ressaltou que o atendimento no CER vai além das crianças, alcançando também as famílias. “O suporte emocional e o trabalho multidisciplinar são fundamentais para a inclusão e o desenvolvimento das crianças. O mestrado nos permite compreender como educação e saúde podem atuar juntas, contribuindo para o rendimento escolar e a sensibilidade docente”, afirmou.

Para a coordenadora do PPGES, professora Drº Marcilene de Assis Alves de Araújo, o programa tem foco na prática profissional e em ações com impacto social. “Este é um ótimo exemplo de como a educação social pode contribuir em diferentes contextos, inclusive na área da saúde, promovendo inclusão, cidadania e qualidade de vida”, destacou.

Marcilene lembrou ainda que estão abertas as inscrições para a segunda turma do Mestrado Profissional em Educação Social. “É uma excelente oportunidade para quem deseja desenvolver trabalhos com impacto social e transformar seu espaço de atuação”, concluiu.

Sobre as inscrições

Seguem abertas até 30 de outubro as inscrições para a segunda turma do Programa de Mestrado Profissional em Educação Social da Universidade de Gurupi – UnirG (PPGES), turma 2026. O custo é de R$ 100 e são ofertadas 24 vagas, sendo 10% reservadas à inclusão de pessoas pretas, indígenas, quilombolas e com deficiência.

Os projetos devem ser submetidos em duas linhas de pesquisa: “Educação, Sociedade e Sustentabilidade” e “Intervenções socioeducativas interdisciplinares”.

Saiba mais no edital disponível em  https://www.unirg.edu.br/ppges

 

Centro de Reabilitação

Desde junho a Fundação UnirG e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), firmaram um convênio que transferiu para a UnirG a gestão do Centro Especializado em Reabilitação de Gurupi (CER).

O local serve ainda como um laboratório de extensão para os estudos dos graduandos e pós-graduandos da Instituição.

 

Leia também: Centro de Reabilitação de Gurupi é reinaugurado sob gestão da UnirG

 

 

 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais