Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
17 de Setembro de 2025
“Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas” é o tema da 1ª Conferência Regional dos Direitos Humanos – Etapa Regional. O evento foi realizado nesta terça-feira, 16, no plenário da Câmara de Vereadores de Gurupi.
A Conferência foi promovida pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Cidadania, em parceria com o Governo do Tocantins, Conselho Estadual de Direitos Humanos, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e coordenada pela Universidade de Gurupi – UnirG, que contou com representantes na realização dos debates.
Pela manhã, o vice-reitor da UnirG, professor Me. Paulo Henrique Costa Mattos, ministrou a palestra sobre o Plano Nacional e o Sistema Nacional de Direitos Humanos. Na sequência, foram realizados debates sobre os eixos:
Já no período da tarde, as discussões abordaram os eixos:
Segundo o vice-reitor, Paulo Henrique Mattos, o encontro foi positivo e teve o intuito de analisar, propor e deliberar sobre as políticas dos direitos humanos, avaliando a situação local reconhecendo a corresponsabilidade de cada instituição envolvida.
A Conferência encerrou-se com a eleição de oito delegados da sociedade civil e três do poder público. Pela UnirG, foram eleitos como delegados os professores Paulo Henrique, Flávia Barros e Gilberto Correia, e o como suplente, professor Thiago Feller.
Mattos disse ainda que a participação da UnirG foi fundamental para mobilizar os municípios da região. “Conseguimos que sete dos 16 municípios convidados estivessem presentes, garantindo representatividade de diferentes grupos sociais, como: idosos, negros, população LGBTQIA+ e servidores públicos. Os debates abordaram temas como acesso à justiça, combate à discriminação, intolerância religiosa, racismo, trabalho escravo e violência no campo e nas cidades”, afirmou Mattos.
Ele destacou ainda que a Conferência está alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI da UnirG. “Recebemos quase 100 participantes e, por ser o primeiro evento deste tipo na região sul do Tocantins, alcançamos grande êxito. A expectativa agora é trabalhar para a criação do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Gurupi”, concluiu o vice-reitor.
(Fotos: arquivo pessoal)