Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
04 de Agosto de 2025
O início oficial das atividades das primeiras turmas dos Programas de Mestrado em Biociências e Saúde (PPGBS) e Educação Social (PPGES) da Universidade de Gurupi - UnirG reuniu gestores, docentes e mestrandos em um evento que celebrou mais um marco do crescimento da Instituição. O evento foi realizado na última sexta-feira, 31, no campus Jacinto Nunes da Silva. A solenidade foi aberta com uma apresentação musical feita pela professora Ma. Mira Benvenuto, seguida do pronunciamento de autoridades.
“Esse momento é de júbilo, de consolidação de uma história de gestão que vem sendo construída por vários braços, com várias mãos, com a dedicação de vários professores. O corporativismo que a universidade apresenta é consolidada nesse momento, com a realização desses Mestrados. Cumprir com a oferta da Pós-graduação Stricto sensu no aniversário de 40 anos, é a consolidação das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional, do nosso tripé de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Universidade como um todo. Estamos muito felizes que essa turma que está escrevendo o nome dela nas primeiras turmas de Mestrado da Universidade”, disse a Reitora, Drª Jaqueline de Kássia Ribeiro de Paiva.
Para o Vice-reitor, Me. Paulo Henrique Costa Mattos, a instalação dos Programas de Mestrado representam a vitalidade dos cursos de graduação. “Nosso curso de Pedagogia, por exemplo, foi fundamental para a abertura do curso de Educação Social que é o primeiro do Brasil. Como dizia Paulo Freire, ‘a educação sozinha não transforma o mundo, a educação transforma as pessoas’. Vamos fazer uma transformação significativa no Município de Gurupi a partir desses alunos que ingressam nessas primeiras turmas e poderão contribuir com a nossa comunidade”.
“É um dia histórico, fruto de um trabalho longo que veio sendo desenvolvido pela academia, com todo o apoio da Fundação UnirG. Representa a maturidade científica dos nossos professores, que hoje estão prontos para colocar em prática a nossa finalidade social, que é transformação da região por meio da educação. Esses novos alunos vão refletir positivamente no desenvolvimento de, de toda a região”, destacou o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda.
A Secretária de Saúde de Gurupi, Luana Nunes, representou a Prefeita de Gurupi, Luana Nunes, e frisou o apoio dado pela Gestão Municipal que concedeu bolsas a servidores municipais para os programas de Mestrado.
“A Prefeita Josi Nunes é filha da UnirG, assim como eu também sou, reconhece a importância desse momento para a UnirG e para Gurupi. Hoje é um momento extremamente relevante, que marca uma valorização da universidade, mas também uma preocupação e uma valorização dos nossos servidores, da Saúde e da Educação. Entendemos que a melhora dos serviços tem que possibilitar a qualificação dos nossos servidores, e foi isso que a gestão fez. Nosso objetivo é, inclusive, tentar expandir a oferta para que mais bolsas sejam ofertadas futuramente. Isso também dá visibilidade para a nossa Universidade, pois mais pessoas passarão a conhecer a UnirG”, falou.
O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Walmirton Bezerra D´Alessandro, ressaltou a amplitude dos Programas de Mestrado que foram autorizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação. “Temos a projeção de abrir de um novo programa de Mestrado e até de um Doutorado para os próximos anos. Nosso corpo docente é totalmente qualificado e sabemos que esses cursos vão colaborar com a comunidade por meio de projetos de pesquisa que estejam relacionados ao desenvolvimento local”, disse.
O Vice-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), Gilberto Ferreira Santos, parabenizou a Universidade de Gurupi pela tão importante conquista. “Essa iniciativa contribui com o ecossistema de inovação do Tocantins, contribuindo com o aumento no momento de Mestres e Doutores do Brasil. Isso traz muito orgulho para nosso Estado, com a formação de mais mão de obra qualificada”.
Oportunidades
A oferta de cursos de Mestrado na maior universidade do sul do
Tocantins é uma janela de oportunidades para quem deseja aprimorar sua formação acadêmica e conquistar novos campos de atuação profissional. Pensando nisso, a cirurgiã dentista, egressa da UnirG, Letícia Cruvinel, decidiu concorrer a uma das vagas do Programas de Mestrado em Biociências e Saúde.
“Sempre pensei em dar andamento aos meus estudos e até cheguei a cursar especializações. A necessidade de ter que me deslocar para outra cidade para cursar um Mestrado foi um empecilho para mim e, então, quando surgiu essa oportunidade na UnirG eu falei: ‘Nossa, é agora é a minha vez’. Então eu quis entrar e fazer o Mestrado e vou pesquisar tecnologias voltadas para a área de harmonização facial. Estou muito feliz por poder retornar para a UnirG”, disse.
O coordenador do PPGBS, Dr. Fábio Pegoraro, pontuou que essa é uma área extremamente importante para Gurupi. “A UnirG é um polo de formação acadêmica na área da saúde. Temos muitas problemáticas que precisam ser estudadas que envolvem Epidemiologia, Gestão e Tecnologia, que esse programa visa trabalhar envolvendo profissionais de diferentes áreas, já que esse é um Programa Interdisciplinar. Penso que os estudos que serão desenvolvidos irão contribuir com a resolução de problemas locais e a comunidade vai poder conhecer os resultados”, disse.
O docente da UnirG, Esp. Audimar Dionizio Santana, foi um dos aprovados no Mestrado em Educação Social e deverá se dedicar ao estudo da Arte, uma área na qual já atua na Universidade. “O que mais me chamou a atenção, principalmente, é o fato de que o Mestrado em Educação Social tem muita relação com a minha linha de pesquisa, que é a Arte. Acredito que será uma grande imersão no contexto educacional, em que vou buscar contribuir com a relação existente entre as Políticas Culturais na Universidade e a formação cidadã”, frisou.
A coordenadora do PPGES, Drª Marcilene de Assis Alves de Araujo, destacou que o Programa consiste na pluralidade, interculturalidade e engajamento com a realidade local. “Esse é um programa que não se limita aos muros, mas se constrói com povos, comunidades, em que todos são contribuintes. São as muitas vozes que fortalecem uma Educação transformadora”, frisou. Marcilene ressaltou ainda que o PPGES está vinculado ao curso de Pedagogia, mas também conta com a parceria dos cursos de Educação Física e Letras da UnirG.
Aula Inaugural
A primeira palestra da noite foi realizada pelo PhD Renato
de Almeida Sarmento, docente de programas de pós-graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica (PIBIC-UFT). Na ocasião ele falou sobre os “Desafios e perspectivas para a consolidação de um Programa de Pós-Graduação”.
Ele discutiu a importância dos Programas de Pós-graduação no Brasil, pois “98% da ciência brasileira é desenvolvida em Programas como esse, ou seja, nas unidades”.
Sarmento pontuou a importância dos professores e alunos no processo de crescimento e consolidação dos Programas de Pós-graduação, e ainda como ocorrem as avaliações realizadas periodicamente pela Capes.
Em seguida, a Dra. Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem, a Pró-reitora de Extensão e vice-reitora eleita da Universidade Federal do Tocantins (UFT), falou sobre o “Panorama da pesquisa em Educação no Tocantins: desafios e possibilidades”.
"O Tocantins é um Estado jovem mas muito promissor no campo da pesquisa. Estamos em uma localização estratégica no País, dialogamos muito bem com a Região Centro-Oeste e também com o Norte brasileiro. Ainda precisamos avançar em relação ao acompanhamento dado pelos Órgãos de Pesquisa, pois algumas questões precisam ser tratadas de forma diferente em editais, por exemplo. Por isso é fundamental a participação e o empenho das Universidades que necessitam encontrar mecanismos, com a atuação de redes de cooperação, que lutem para uma maior equidade", disse a Drª Maria.