Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR
🇺🇸 🇪🇸 🇫🇷 🇩🇪 🇮🇹

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Professores de Jornalismo da UnirG coordenam grupo temático sobre mídia, poder e meio ambiente em evento internacional


27 de Junho de 2025



III Simpósio Internacional Multidisciplinar das Humanidades Brasil/Moçambique ocorrerá no Rio de Janeiro e recebe trabalhos até 15 de julho

 

A Universidade de Gurupi - UnirG  participará do III Simpósio Internacional Multidisciplinar das Humanidades Brasil/Moçambique. O evento será realizado de 17 a 19 de setembro, no campus de Direito da Universidade Federal Fluminense - UFF, em Niterói (RJ). O interessado em submeter trabalho no Simpósio, tem até 15 de julho para a inscrição, preenchendo o formulário disponível em:  https://forms.gle/EA9ZDSpg4mDT7xTe7 

O marco no cenário acadêmico internacional será por  meio da equipe de professores da UnirG que irá coordenar o Grupo de Trabalho ST-14 que visa discutir  o tema: “Mídia, Poder e Meio Ambiente”.  

Os representantes da UnirG propõem uma reflexão crítica sobre o papel da mídia e da comunicação em tempos de crise ambiental, desinformação, polarização política e ameaças às instituições democráticas. O foco é discutir como os meios de comunicação moldam, tensionam ou silenciam discursos sobre sustentabilidade, poder e democracia.

Segundo a coordenadora de Jornalismo,  Drª Joyce Karoline Pontes, o Simpósio busca reunir reflexões que contribuam com a compreensão crítica do cenário midiático atual, pois “a comunicação tem um papel relevante na forma como a sociedade compreende as questões ambientais e políticas. Por isso, o evento pretende ampliar o debate sobre os usos e responsabilidades da mídia nesses contextos contemporâneos, abrangendo o conteúdo das grandes empresas e das mídias alternativas como por exemplo, as redes sociais", explica. 

O jornalista e professor, Me. Clifton Morais, observa que a mídia deve atuar na mediação de conflitos simbólicos e sociais. “O Simpósio é um espaço para analisarmos como a informação pode contribuir tanto para o fortalecimento da cidadania quanto para o reforço de desigualdades. Queremos estimular estudos que reflitam sobre essas tensões de interesses entre as classes dominantes e o público em geral", pontuou o professor. 

O evento é uma oportunidade para fortalecer o diálogo entre Brasil e Moçambique, além de estimular conexões acadêmicas interdisciplinares sobre temas urgentes da contemporaneidade. Segundo o professor Aldrin Pontes, que é mestre em Direito Ambiental, o evento torna-se muito interessante por fazer uma abordagem multidisciplinar nos debates.

 

Quem pode participar?

Pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, jornalistas, comunicadores, professores e profissionais de diversas áreas podem submeter trabalhos que serão avaliados pelos coordenadores de cada grupo de trabalho. 

Os trabalhos selecionados serão apresentados durante os dias de evento. Para mais infomações acesse:  https://sites.google.com/view/iiisimh (*)

 

 

(Com informações da coordenação de Jornalismo)*






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais