Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
23 de Maio de 2025
Com a finalidade de promover reflexões e diálogos sobre a importância do cuidado com a saúde mental dos profissionais de Enfermagem, foi realizado ontem 22, um evento em celebração à Semana de Enfermagem. A solenidade contou com a presença de professores, acadêmicos, autoridades e profissionais e foi realizada no Centro Cultural Mauro Cunha em uma parceria entre a Universidade de Gurupi, Hospital Regional de Gurupi com apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins.
O evento reforçou a importância de práticas saudáveis no ambientede trabalho, com foco no fortalecimento da empatia, equilíbrio emocional e bem-estar dos futuros e atuais trabalhadores da área.
Eventos como esse, além de contribuírem com a formação dos profissionais, dá maior visibilidade ao trabalho tão importante que é desenvolvido pelos enfermeiros. A Enfermagem é uma profissão feita de amor, cuidado, e que presta serviços essenciais à sociedade”, disse a Reitora da UnirG, Drª Jaqueline de Kássia Ribeiro de Paiva.
Representando o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, o servidor Oximano Jorge destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelos Enfermeiros formados na UnirG no atendimento à comunidade local. “A formação de qualidade que é oferecida pela Universidade aos futuros enfermeiros, contribui com os serviços de excelência que estão presentes em Gurupi. A Fundação UnirG apoia o curso, que tem formado tantos profissionais com excelência”, disse.
O coordenador de estágio do curso de Enfermagem da UnirG, Dr. Erivan Almeida, falou que o debate sobre a saúde mental é importante, tanto para os profissionais que já atuam na área, quanto para os acadêmicos. “Ao longo da sua atuação, o enfermeiro lida com pessoas que estão necessitando de cuidado. O profissional deve ter clareza sobre como deve se portar junto ao paciente e também saber cuidar de si. O curso de Enfermagem da UnirG busca preparar o futuro profissional não apenas com conhecimento técnico da área, mas também com informações que contribuam com a sua atuação profissional de forma ampla”, frisou.
O debate sobre o tema “Saúde Mental e Bem-Estar Profissional” foi aberto por pelo Dr. Anderson Funai (Cofen/Coren- SC). Também falaram aos presentes Janilva Maria da Silva, Terapeuta Ocupacional do Hospital Regional de Gurupi; Teruco Higa, Psicóloga do Hospital Regional de Gurupi; e Ricardo Silva, Secretário Executivo da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi.