Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
19 de Maio de 2025
O 1º Encontro de Estudos e Inovações Odontológicas da Universidade de Gurupi – UnirG foi encerrado na manhã de sábado, 17, com a palestra “Hipnose Clínica e Laserterapia”, ministrada pelo Drº Gil Montenegro. O evento ocorreu no auditório do campus Jacinto Nunes da Silva e contou com a presença de estudantes, professores e profissionais da área da saúde.
Organizado pelo Projeto de Extensão Momento Odonto e pela Liga de Periodontia e Microbiologia - LAPEM, o evento teve como objetivo ampliar a visão dos acadêmicos sobre as diversas abordagens de cuidado na Odontologia.
Segundo Magdi Cabral, acadêmico do curso de Odontologia, presidente da LAPEM e extensionista do projeto Momento Odonto, a escolha dos temas visou mostrar a amplitude da profissão. “ Tratamos sobre as complicações em harmonizações orofaciais e a atuação no ambiente hospitalar. Já a laserterapia é útil no pós-operatório e para tratamentos estéticos, além da hipnose ser aplicada no controle da dor, como medicina complementar. Essas abordagens ajudarão os colegas a conhecerem novos caminhos na carreira”, afirmou.
O Drº Gil Montenegro, professor de Prótese Dentária e especialista há mais de 20 anos em hipnose, relatou que começou a se interessar pela técnica ao observar os efeitos positivos no controle da ansiedade e do medo em pacientes. “Já realizei procedimentos como extrações e implantes sem anestesia tradicional, apenas com a hipnose. É possível controlar a dor, ansiedade e medo com essa abordagem”, explicou.
Entre 2006 e 2008, Drº Montenegro presidiu a Comissão de Práticas Integrativas do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal e participou da regulamentação da hipnose como prática de saúde dentro do Conselho.
“Hoje, o Ministério da Saúde reconhece a hipnose como uma prática hospitalar, inclusive, há concursos públicos que já exigem essa formação. Sabemos que ainda há preconceito, mas a técnica tem base científica e aplicações reais, especialmente, com pacientes oncológicos”, destacou.
Montenegro acrescentou que o número de universidades que incluem práticas integrativas no currículo está crescendo. “Hipnose, acupuntura e laserterapia têm sido inseridas nas clínicas-escola como forma de humanizar o atendimento e oferecer mais conforto aos pacientes”.
A acadêmica do 7º período de Odontologia, Silvia Longatti, destacou a importância do evento para a formação. Ela agradeceu pela realização do Encontro e ressaltou o valor de ouvir especialistas atuantes em áreas inovadoras. “Conhecer práticas integrativas ampliou o meu aprendizado e reforçou o compromisso que poderei ter na oferta de um atendimento mais humanizado no futuro exercício da minha profissão”, afirmou.
Para o coordenador do projeto Momento Odonto, professor Drº Ricardo Marçal, o evento teve como proposta apresentar aos alunos uma Odontologia que vai além da saúde bucal.
“A ideia foi a de oferecer aos estudantes outros sistemas e que eles saibam que podem atuar também em práticas complementares. Já estamos planejando o próximo encontro para o segundo semestre, com foco em temas éticos, esclarecendo o que é permitido ou não na profissão”, adiantou.
No sábado também houve ainda a apresentação da exposição de banners, referente à trabalhos realizados pelos acadêmicos.