Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR
🇺🇸 🇪🇸 🇫🇷 🇩🇪 🇮🇹

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Estudante de Medicina da UnirG Paraíso realiza visita técnica na UnB para pesquisa sobre tratamento de doenças neurodegenerativas


13 de Maio de 2025



O estudante do curso de Medicina da Universidade de Gurupi - UnirG, campus Paraíso do Tocantins, Hiago Costa Almeida, realizou recentemente uma visita técnica à Universidade de Brasília - UnB. Na ocasião ele participou de uma importante etapa de um trabalho de pesquisa científica desenvolvido no Laboratório de Produtos Naturais da instituição. A viagem ocorreu na primeira semana de maio.

A ponte foi feita pelo professor Dr. Maykon de Paiva, que também orienta o projeto e  viabilizou a ida à UnB, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). A atividade integra um projeto voltado à investigação de compostos bioativos com potencial terapêutico para o tratamento de doenças neurodegenerativas, em especial a Doença de Alzheimer. A pesquisa também é realizada na UnirG, campus de Paraíso. 

A pesquisa tem como foco a triagem e análise de substâncias extraídas de plantas medicinais brasileiras, com ênfase em alcalóides e outros metabólitos secundários capazes de modular mecanismos envolvidos na neurodegeneração. Durante a visita, o acadêmico pôde acompanhar técnicas avançadas de extração, cromatografia e ensaios biológicos, além de trocar experiências com professores e doutorandos que atuam na área de farmacologia clínica e  de produtos naturais.

Conforme destaca o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Drº Walmirton Bezerra D’Alessandro, as parcerias entre universidades são fundamentais para a consolidação de clusters de pesquisa. “Esses clusters consistem em grupos articulados de pesquisadores que compartilham interesses científicos comuns e atuam de forma colaborativa, integrando saberes, recursos e metodologias. Essa integração potencializa a produção científica, impulsiona a inovação e amplia o impacto social do conhecimento gerado”, avaliou.

Para o estudante Hiago Costa, a experiência de ter sido bolsista PIBIC pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins - FAPT foi fundamental para sua formação científica. “Esta foi uma oportunidade transformadora na minha trajetória acadêmica. A bolsa não apenas me permitiu mergulhar na pesquisa científica desde cedo, como também despertou em mim uma visão mais ampla sobre o papel do pesquisador na Medicina”, declarou. 

“Participar de um projeto com potencial impacto no tratamento de doenças como o Alzheimer me fez compreender a importância da ciência para além da sala de aula, aproximando o conhecimento teórico da busca por soluções reais para problemas complexos da sociedade. Ter tido mentores, como meu orientador, também foi um divisor de águas”, disse Costa.

A visita técnica foi coordenada pela professora, Drª Dâmaris Silveira, que é referência nacional em pesquisa com produtos naturais e orientadora do projeto, em parceria com o professor Drº Omar Pittiere, especialista em farmacologia de compostos bioativos. Ambos acompanharam de perto as atividades no Laboratório de Produtos Naturais e de Controle de Qualidade de Fármacos da UnB, promovendo um ambiente de troca científica, aprendizado prático e integração entre os grupos de pesquisa envolvidos.

A visita também fortalece os laços institucionais entre a UnirG e a UnB, abrindo portas para colaborações futuras e intercâmbio de conhecimento nas áreas de Medicina, Farmácia e Biotecnologia. O projeto está alinhado aos esforços científicos que buscam respostas para o crescente impacto social das doenças neurodegenerativas no Brasil e no mundo.

 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais