Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR
🇺🇸 🇪🇸 🇫🇷 🇩🇪 🇮🇹

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Professora da UnirG representa Tocantins na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente apresentando propostas para a COP30


13 de Maio de 2025



A professora da Universidade de Gurupi – UnirG, Drª Mireia Bezerra, representou o Tocantins como delegada na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Com o tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”, o evento reuniu cerca de três mil participantes de todo o país para discutir e priorizar propostas voltadas à Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), em preparação para a COP30. A Conferência foi realizada de 06 a 09 de maio no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF).

Durante a plenária final da conferência, as proposições foram distribuídas em cinco eixos temáticos: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental.

A professora participou do eixo temático Governança e Educação Ambiental, permanecendo nele desde a etapa municipal até a nacional. Sua atuação culminou com a seleção da proposta defendida por seu grupo como a segunda mais votada entre as 10 finalistas, a partir de 2.635 propostas analisadas.

“Foi um prazer e privilégio participar dessa Conferência, representando minha Instituição, Município e Estado. Das mais de 2.600 propostas, conseguimos aprovar uma que trata especificamente da Educação Ambiental Formal. Estar entre as 10 selecionadas e, ainda, em segundo lugar, é de valor inestimável”, declarou a professora.

Caminho até a Conferência Nacional

Mireia Bezerra explicou que o processo começou com as Conferências Municipais. Em Gurupi, o encontro foi realizado em dezembro de 2023, com a participação de representantes do setor público, privado e da sociedade civil. “Os grupos foram divididos nos cinco eixos temáticos, e apontamos as principais necessidades do município. As propostas elaboradas seguiram para a etapa estadual, onde novos delegados foram escolhidos”, relatou.

A Conferência Estadual foi organizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e contou com a participação de municípios de todo o Tocantins. “Nós discutimos e votamos as propostas que seriam levadas à nacional. Fui eleita delegada nesta fase e segui para Brasília”, contou.

Na Conferência Nacional, os participantes foram distribuídos em Grupos de Trabalho (GTs) dentro dos cinco eixos temáticos. A professora integrou o GT 35, Educação Ambiental Formal, onde foram reunidas propostas semelhantes que resultaram na construção da proposta final, posteriormente aprovada entre as principais do evento.

A Conferência foi coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com correalização da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB). O evento também contou com o apoio do Ministério da Educação (MEC), Apply Brasil, além de patrocínio do Sebrae, Climate Emergency Collaboration Group (CECG), Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e da Organização das Nações Unidas (ONU).

Próximos passos

O documento final da Conferência será base para subsidiar a PNMC, com conexão direta ao debate internacional sobre mudanças climáticas. “O esforço coletivo durante todas as etapas reforça a importância da escuta social e da atuação integrada em defesa do meio ambiente.

A partir de agora, a professora e outros dois representantes de Gurupi irão apresentar os resultados da 5ª Conferência Nacional ao governo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais