Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
12 de Maio de 2025
Nos dias 08 e 09 de maio, o vice-reitor Me. Paulo Henrique Costa Mattos participou da etapa regional da 5ª Conferência Estadual de Proteção e Igualdade Racial - CONEPIR. A conferência contou com a presença de 17 prefeituras da região Sul, secretários estaduais e federais, além de representantes do Governo Estadual. O evento foi realizado no auditório do Senac, em Gurupi.
Também estiveram presentes representantes da Universidade Federal do Tocantins - UFT, Instituto Federal do Tocantins - IFTO e membros do Conselho Estadual de Educação em Direitos Humanos.
No discurso de abertura, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, ressaltou a importância da 5ª Conferência CONEPIR para Gurupi e região e oficializou a posse do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
O vice-reitor ressaltou que a questão racial sempre foi no Brasil um grande problema social, especialmente, por vivermos sob o mito da democracia racial e da abolição definitiva da escravidão negra.
“O Brasil ainda é um país estruturalmente racista e violentador dos direitos humanos dos negros, dos indígenas, dos ciganos e de outros grupos étnicos presentes em todo o território nacional. Todavia, o trabalho análogo à escravidão ainda é uma triste realidade no Tocantins também, inclusive, nas áreas urbanas, no trabalho doméstico, na construção civil e na indústria têxtil”, apontou Mattos.
O Conselho é formado por representantes do Poder Executivo, Legislativo e da sociedade civil organizada, refletindo o compromisso da gestão municipal com a construção de políticas públicas mais justas e inclusivas. A missão do colegiado é propor, fiscalizar e acompanhar iniciativas que garantam o respeito à diversidade e a redução das desigualdades étnico-raciais.
A conferência regional é parte do processo preparatório para a 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial - CONAPIR, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de julho, em Brasília. O objetivo é consolidar propostas e estratégias que possam ser incorporadas às políticas públicas em âmbito estadual e nacional, contribuindo para a superação das desigualdades étnico-raciais em todo o país. (*)
(Com informações do site https://gurupi.to.gov.br)
(Texto: Thais de Lira - Jornalista)
(Fotos: arquivo pessoal)