Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
28 de Outubro de 2024
Na última semana, a professora da Universidade de Gurupi – UnirG e coordenadora do Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (OPTTINS), Drª Marcilene de Assis Alves Araujo, participou do III Encontro Formativo da Política Estadual de Educação Escolar Indígena. O evento faz parte do projeto PROFE Indígena, lançado em agosto, que visa fortalecer a educação escolar indígena no estado. O encontro ocorreu entre os dias 23 e 25, no miniauditório da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Palmas.
Durante o evento, os participantes debateram estratégias para a implementação e fortalecimento da educação escolar indígena, com discussões pautadas nos desafios e nas potencialidades da política educacional voltada para as populações indígenas do Estado.
A professora, Drª Marcilene de Assis Alves Araujo, esteve presente no evento representando a UnirG e ainda por ser reconhecida pelo excelente trabalho desenvolvido no Tocantins com comunidades indígenas. “Este encontro foi um marco importante para a consolidação de ações voltadas ao respeito à diversidade cultural e ao fortalecimento das práticas educacionais indígenas no Tocantins. Isso reflete o compromisso do Estado com a inclusão e a promoção de uma educação de qualidade para todos os povos indígenas”, disse.
Entre os presentes estiveram ainda no Encontro a Técnica de Supervisão e Fortalecimento da Gestão na Educação Indígena, professora Mariângela Barbosa Ferreira, e do Superintendente Regional de Educação de Gurupi Antônio Carlos Barbazia. Os Indígenas Rogério Kusiwana Javaé e Edilson Haburunatu Javaé também estiveram no Encontro representando do povo Javaé.
O III Encontro Formativo da Política Estadual de Educação Escolar Indígena foi promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Tocantins - Seduc e contou com a participação dos membros da Comissão da Construção da Política Estadual de Educação Escolar Indígena, instituída pela Portaria SEDUC nº 778, de 11 de julho de 2024.