Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
17 de Outubro de 2024
Com o intuito de debater e propor soluções inovadoras para os desafios da Amazônia, entre os dias 15 e 20 de outubro, a Universidade do Estado do Amazonas – UEA está promovendo o Unleash Amazon. O acadêmico de Farmácia, Daniel Carvalho Diniz, foi selecionado para representar a da Universidade de Gurupi – UnirG no encontro, apresentando o projeto “Uso de Extratos Vegetais para produção de Fitocosméticos e de Produto Tradicional Fitoterápico na Comunidade Indígena do Sudeste do Tocantins”.
Daniel Diniz expôs o potencial Bioeconômico das comunidades tradicionais da Ilha do Bananal, no Tocantins. O projeto é resultado da união de esforços da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UnirG (Propesp), do Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins - OPTTINS e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins - FAPT, além do apoio da Inovafhytos Cerrado.
“Durante o primeiro semestre desse ano, estivemos em duas oportunidades na Aldeia Canuanã ofertando as oficinas de produção de sabão fitocosméticos e produtos fitoterápicos para comunidades indígenas da Ilha do Bananal. Com isso, elas conseguem produzir, de forma sustentável, e assim ter autonomia financeira e identitária, por meio da comercialização dos seus produtos”, revelou Diniz, que cursa o 10º período de Farmácia.
O evento reúne mais de 100 jovens e faz parte do Unleash Amazon Innovation Lab, um programa internacional que capacita jovens talentos para desenvolver projetos sustentáveis com foco no futuro da Amazônia Legal. Consiste em um Laboratório que visa encontrar soluções inovadoras para os problemas urgentes, como o desenvolvimento sustentável, direto à terra e Bioeconomia.
O estudante disse ainda sobre a satisfação de participar da exposição da pesquisa em Manaus. “Para mim foi uma emoção muito grande ter sido selecionado para o Unleash Amazônia, pois mostra a grandiosidade do nosso projeto, de receber o reconhecimento de uma organização internacional. Além disso, a imersão no programa Unleash enriquece ainda mais o movimento, pois cria uma rede de apoio mútuo na Amazônia Legal e em todo o mundo”, destacou.
Segundo a coordenadora do OPTTINS e professora da UnirG, Dra. Marcilene Araujo, a participação do acadêmico Daniel Diniz na Unleash Amazon representa um marco significativo para o Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins e para a Universidade.
“Esse evento internacional proporciona um espaço essencial para destacar os esforços contínuos de toda equipe do Observatório junto às comunidades tradicionais da Ilha do Bananal. A presença do Daniel em Manaus, apresentando um projeto que surge dessa colaboração, reforça a importância de unirmos conhecimentos científicos e saberes tradicionais para alcançar soluções inovadoras e sustentáveis para a Amazônia Legal. Estamos orgulhosos em ver nossos jovens talentos ganhando reconhecimento e contribuindo ativamente para um futuro mais sustentável para a nossa região”, destacou a coordenadora do OPTTINS.
A pesquisa é vinculada ao edital FAPT/Seplan Edital 001/2021: Projeto CDR Sul/Rede Deser projeto de fomento Intitulado: “Uso de Extratos Vegetais para produção de Fitocosméticos e de Produto Tradicional Fitoterápico na Comunidade Indígena do Sudeste do Tocantins. A pesquisa é coordenada pela professora de Farmácia da UnirG, Drª Jaqueline Cibene.