Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
11 de Outubro de 2024
Em celebração ao Dia do Fisioterapeuta (13 de outubro), profissionais, estudantes e professores participaram ontem 11, da abertura da Semana Acadêmica de Fisioterapia da Universidade de Gurupi – UnirG. O evento segue até hoje, 12, no Centro Cultural Mauro Cunha.
O evento contou com a presença dos representantes do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12ª Região (Crefito 12) e da Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Fesserto).
A Gerente Administrativa da Fundação UnirG, Aline Neves, representou o presidente da Instituição, Thiago Miranda. Ela parabenizou os presentes pelo Dia do Fisioterapeuta e destacou a importância do evento que contribui com a formação e com a atualização dos profissionais
O coordenador do curso, professor Dr. Geovane Rossone, frisou a participação de egressos no evento. “É uma tradição convidarmos pessoas que já estudaram na UnirG e que atuam com êxito em suas especialidades. Eles irão abordar temas que vão além daqueles que estão presentes na matriz curricular do curso, mas que oferecem grandes oportunidades de atuação profissional. É um momento para conhecer a história de vida, a trajetória, e as experiências".
A primeira palestra foi ministrada pela fisioterapeuta e coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Gurupi, Marcela Salles, que falou sobre “Gestão de equipe e prevenção de retorno de paciente à UTI”.
O fisioterapeuta Péricles Braganholo, especialista em fisioterapia neurofuncional, encerrou a primeira note do evento falando sobre “Therasuit: uma nova abordagem no tratamento neurológico”.
“É uma técnica americana desenvolvida ainda na década de 70, mas que ainda não é muito difundida no Brasil. Tem apresentado bons resultados em pacientes neurológicos por meio do uso de uma veste desenvolvida a partir de uma roupa utilizada por cosmonautas russos. É importante que os estudantes conheçam essas inovações, já aplicadas em países de primeiro mundo, e possam também desenvolver pesquisas no Brasil, ampliando o conhecimento científico sobre o assunto”, destacou Péricles.
O evento termina hoje, com a seguinte programação:
Dia 11/10
19h30 – Fisioterapia e concurso público – pelo fisioterapeuta, Lucas França, mestre em ciências da saúde e com histórico de 10 aprovações em concursos públicos.
20h30 – VI Fisioterapia Interturmas