Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
09 de Outubro de 2024
Os cuidados com a saúde da mulher e a prevenção do câncer de colo de útero e mama foram os temas de uma ação realizada hoje, 09, no Ambulatório de Saúde Comunitária da Universidade de Gurupi – UnirG. O evento teve início com uma apresentação do professor da Casa de Cultura Matheus Jhonatan.
Em uma parceria com a Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO) foi realizada uma palestra sobre exames preventivos, sintomas do câncer de mama e sobre a importância do autocuidado. Consultas e coleta para exame preventivo também foram oferecidas.
“Esse é um mês muito importante, voltado para a saúde da mulher, que reforça o atendimento que é prestado no Ambulatório ao longo de todo o ano. Em 2023 o Ambulatório da UnirG realizou cerca de 1000 atendimento na área de ginecologia e hoje, no dia D, damos um destaque maior para a importância dos cuidados preventivos. A partir desses esclarecimentos, as participantes podem cuidar de si e também multiplicar esse conhecimento”, disse o gestor do Ambulatório, Jairo Rodrigues.
A estudante de Medicina e membro da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia, que ministrou a palestra da manhã, destacou que é fundamental que as mulheres conheçam o próprio corpo, saibam fazer o autoexame da mama e o exame preventivo. “O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura da mulher, por isso, conhecer sobre o assunto é fundamental”, disse.
Na ocasião, a enfermeira do Ambulatório da UnirG, Danielle Silva, falou da sua experiência com o tratamento de um câncer de ovário diagnosticado em 2021. “Minha mensagem é de esperança, apoio e também de esclarecimento sobre a necessidade da mulher cuidar de si mesma. O câncer me ensinou a ter um olhar ainda maior de cuidado e, por isso, digo que precisamos dedicar amor e atenção a nós mesmas. Cuidar da alimentação, fazer atividades físicas regularmente e ter um sono de qualidade são alguns dos cuidados que podem fazer toda a diferença. Além disso, os exames preventivos não podem ser esquecidos”, disse.