Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
09 de Outubro de 2024
Trinta e cinco instituições receberam na noite de ontem, 08, alimentos não perecíveis arrecadados durante a 43ª edição do projeto Cidadão Universitário da Universidade de Gurupi – UnirG. O evento foi realizado no Auditório do campus Jacinto Nunes da Silva com a presença de gestores, parceiros e representantes das entidades atendidas.
Alunas de Dança da Casa de Cultura Maestro Othonio Benvenuto participaram do evento com uma apresenação.
“O projeto foi idealizado com objetivo de substituir o trote violento e, ao mesmo tempo, realizar uma ação social no Município. Já se passaram 22 anos e, a cada edição, as entidades beneficentes aguardam com expectativa os donativos. A solidariedade é o ponto alto dessa gincana, que foi pioneira no Tocantins”, disse o coordenador do projeto Cidadão Universitário, professor Walmir Fernandes.
O presidente da Fecomércio, Sr. Itelvino Pisoni, ressaltou a importância da parceria entre UnirG e Mesa Brasil, instituição que recebe e distribui os alimentos arrecadados. “São cerca de 70 entidades cadastradas no Mesa Brasil, em Gurupi e, por meio dessa parceria com a UnirG, conseguimos entregar alimentos para quem tanto precisa. Esse é um projeto que deu certo e agradecemos a direção da UnirG que incentiva os universitários a se envolverem em ações que contribuem com a comunidade”, disse.
“Não temos como agradecer o apoio das pessoas que ajudam a fazer esse projeto acontecer. Que os representantes das instituições atendidas levem também o nosso abraço a todos os que vão receber esses alimentos e ajudam tantas pessoas”, disse a Reitora, Drª Sara Falcão.
O presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, parabenizou os alunos que se envolveram nas ações do projeto e que dedicaram tempo e esforço para angariar alimentos que vão ajudar pessoas em diversos pontos da cidade. A Diretora Financeira da UnirG, Maria Adriana Cavalcante, também participou do evento.
O Secretário de Esportes de Gurupi, Iron Júnior, que representou a Prefeita Josi Nunes, falou da satisfação em participar do momento. “Sou egresso da casa e participei da quarta edição do Cidadão Universitário. Sou doador de sangue e tive essa iniciativa a partir desse projeto, que tanto promove a cidadania e a solidariedade em Gurupi”.
Uma das entidades atendidas, o Projeto Nina, foi representado pela sua fundadora, a senhora Neir Ferreira. Há sete anos, o projeto atente famílias em situação de vulnerabilidade em nove bairros de Gurupi, além de Almas e Conceição do Tocantins, a partir da doação de alimentos, roupas, calçados e medicamentos. “Essas doações são de grande valia para nós. Só temos gratidão pelas vezes em que a UnirG nos atendeu e cooperou com o nosso trabalho de ajudar quem precisa”, disse.
O estudante de Direito, Féres Bueno, que acompanhou a entrega dos alimentos, diz que o projeto proporciona experiências de muito aprendizado aos acadêmicos. “Além das provas esportivas, as provas sociais são muito enriquecedoras, pois incentiva os estudantes a se envolverem em ações que ajudam ao próximo”, disse.
Nessa edição, os estudantes arrecadaram quase quatro toneladas de alimentos, 59 bolsas de sangue e 142 cadastros de medula óssea para o Núcleo de Hemoterapia de Gurupi.
O curso de Medicina foi o vencedor com 13.100 pontos, seguido de Direito, com 11.900 pontos. A equipe do curso de Enfermagem foi a terceira colocada, com 6.900 pontos.
O Cidadão Universitário é organizado pela Reitoria, por meio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil – Proecae e conta com o apoio do Núcleo de Hemoterapia de Gurupi, Rádio Araguaia FM, Rádio UnirG FM, Mesa Brasil e Sicredi.
As entidades atendidas foram: