Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
01 de Outubro de 2024
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Gurupi – UnirG publicou edital de seleção interna de projetos de pesquisa, conforme Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação de Amparo Pesquisa do Tocantins do Governo do Estado do Tocantins (FAPT) e a Fundação UnirG. O documento também destaca a seleção de discentes para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e para o Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC) para o ano de 2025. O prazo segue até 03 de novembro.
Serão selecionados projetos de pesquisa de docentes/servidores, com a concessão de bolsas de Iniciação Científica a acadêmicos (PIBIC), além da seleção de acadêmicos para participação voluntária (PIVIC). O objetivo é despertar a vocação científica e incentivar talentos, mediante participação em projetos orientados por pesquisadores qualificados.
Os projetos inscritos deverão estar integrados às linhas de pesquisa da UnirG. Cada docente com titulação de Doutor poderá participar de até três propostas na qualidade de coordenador, e o docente com titulação de Mestre poderá participar de até duas propostas na qualidade de coordenador. Cada proposta poderá envolver a participação de outros docentes/servidores. Os projetos poderão ser submetidos em três modalidades: individual, em grupo ou na modalidade inovação.
Serão oferecidas 75 bolsas de Iniciação Científica no valor de R$ 700 mensais cada, que serão repassadas diretamente aos alunos acadêmicos. Em cada projeto submetido, o docente poderá indicar um discente para Iniciação Científica com bolsa e também até dois discentes voluntários, que atuarão sem bolsa porém com as mesmas responsabilidades.
“A UnirG tem buscado ampliar oportunidades no campo da pesquisa, estimulando acadêmicos, servidores e docentes. As parcerias com instituições como a FAPT são fundamentais, pois estimulam o desenvolvimento de projetos importantes para o desenvolvimento da região e do País. Sabemos que a iniciação científica na graduação é crucial porque proporciona aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades de pesquisa, aplicar teorias em contextos práticos e aprimorar o pensamento crítico. Essa experiência não apenas enriquece o aprendizado, mas também os prepara melhor para o mercado de trabalho, destacando-os em processos seletivos futuros”, frisou o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UnirG, Dr. Fábio Pegoraro.
As submissões serão realizadas por meio do envio e preenchimento dos formulários disponíveis no endereço: https://forms.gle/5RQkX3PSSjNTSABr5