Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
10 de Agosto de 2024
Para aprimorar técnicas e aperfeiçoar os atendimentos, nesta sexta-feira, 09, foi realizado o mini-curso de auriculoterapia para residentes de Medicina de Família e Comunidade. O evento foi pensado para oferecer tratamentos auxiliares para os pacientes das unidades básicas de saúde.
A coordenadora do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade, a médica Marcela Mayor, falou sobre a experiência no minicurso. “Participar deste curso me proporcionou conhecimento para oferecer novas formas de abordagem aos problemas dos meus pacientes”, relatou a coordenadora.
Para a residente, médica Rafaella Fiorotto, o curso foi surpreendente, “superou as minhas expectativas. Quero poder ter a oportunidade de aplicar as técnicas aprendidas com os meus pacientes da UBS”, disse.
De acordo com o professor Maykon Paiva, responsável por ministrar a capacitação, o objetivo foi de qualificar os residentes e ofertar tratamentos alternativos.
A ideia do curso foi capacitar os residentes em terapias de Práticas Integrativas que fazem parte do rol das terapias oferecidas pelo Sistema Único de Saúde, visto que a auriculoterapia é uma especialidade da acupuntura caracterizada pela utilização de pontos especificamente nas orelhas para o tratamento de sintomas comuns associados às diferentes patologias, e pode ser utilizada em tratamentos coadjuvantes.
(Texto: estudantes de jornalismo Nathália Costa)