Pesquisadores da UnirG participam de projeto de Justiça Restaurativa com o Povo Krahô

31 de Julho de 2024

Entre os dias 29 e 31 de julho, pesquisadores do Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (OPTTINS), juntamente com a equipe do Tribunal de Justiça do Tocantins - CEJUSC, estão nas Aldeias Cachoeira e Manoel Alves Pequeno, em Itacajá-TO. A visita é parte das atribuições constantes no Termo de Cooperação assinado entre a Fundação UnirG e o Poder Judiciário do Tocantins por meio do grupo de pesquisa do OPTTINS e o projeto "Círculos Restaurativos para Prevenção de Conflitos Envolvendo Povos Indígenas".

O objetivo da pesquisa é promover a aplicação e a expansão da justiça restaurativa na comunidade indígena do povo Krahô, nos municípios de Itacajá-TO e Goiatins-TO. A justiça restaurativa busca resolver conflitos de maneira pacífica e inclusiva, valorizando a participação ativa de todas as partes envolvidas.

A coordenadora do grupo do OPTTINS e professora Dra. Marcilene Araujo destaca que, “devido à excessiva judicialização dos conflitos envolvendo o povo Krahô é necessário adotar métodos que permitam às próprias partes buscar soluções pacíficas para seus conflitos, preservando o direito ao acesso à justiça, inclusive no âmbito da negociação de dívidas”.

Para Keyliane Leitão “este projeto resulta na capacidade de sustentabilidade e revitalização cultural e a aplicação dos Círculos de Diálogos de Construção da Paz enfatiza a manutenção, valorização de suas tradições e base econômica, permitindo aos Krahô maior autonomia”.

Os pesquisadores do OPTTINS têm a importante tarefa de produzir material linguístico específico, que incluirá informações relevantes para o povo Krahô. Este material será fundamental para garantir que as práticas de justiça restaurativa sejam culturalmente adequadas e eficazes.

A participação da UnirG neste projeto demonstra o compromisso da Universidade com a pesquisa aplicada e a valorização das culturas tradicionais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

(Texto e fotos: grupo OPTTINS)