Pesquisadores da OPTTINS promoveram formação de indígenas na aldeia Canuanã

27 de Junho de 2024

O grupo de professores de pesquisa do Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (OPTTINS) esteve na última terça-feira, 25, visitando a  aldeia Canuanã com intuito de promover a formação de professores indígenas, além de revitalizar os ambientes da Escola Indígena Javaé. A pesquisa ocorreu na Ilha do Bananal.

A pesquisa teve como tema: “Formação de professores indígenas, direitos humanos e temas contemporâneos: transversalidade e cidadania na escola Indígena Javaé”.

Conforme a pesquisadora, Ma. Edna Maria Pinho, foram realizadas pinturas nas salas de aula de educação infantil, com a temática da fauna e flora da Ilha do Bananal e na cultura Javaé, e levantamento de demandas sobre a  possibilidade de ações a serem desenvolvidas conforme previsto no referencial curricular para educação indígena.

“O atendimento teve como objetivo conhecer a cultura e modo de vida do povo Javaé através de atividades práticas de produção de relatos, visando extrair dados a respeito dos (des)conhecimentos dos Javaé sobre direitos humanos, direitos dos povos indígenas, das crianças e dos idosos”, relatou a coordenadora do projeto.

A equipe de pesquisadores é composta pela  coordenadora do projeto, Ma. Edna Maria Cruz Pinho, professora colaboradora da pesquisa, Drª Jussara Resende, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, Joana Fernandes Castro, além dos bolsistas Douglas Ferreira Galvão e Sara Houganys Lacerda dos Santos, bolsistas do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica - PIVIC.

O grupo do OPTTINS é coordenado pela  Universidade de Gurupi - UnirG e pela Universidade Federal do Tocantins - UFT

(Texto: colaboração da estudante de Jornalismo Thaís Lira)