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UnirG – Universidade de Gurupi
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Gestores da UnirG apresentam avanços e desafios do Ensino Superior, na Jornada Pedagógica


10 de Junho de 2024



A solenidade de abertura Jornada Pedagógica da Universidade de Gurupi – UnirG ocorreu na manhã de hoje, 10, no auditório do campus Jacinto Nunes da Silva – campus I.  O evento reúne professores, coordenadores e gestores da Instituição e segue até nesta quarta-feira, 12.

Entre os presentes estavam a reitora, Drª Sara Falcão, vice-reitor, Drº. Jeann Bruno Ferreira, pró-reitor de pesquisa e extensão, Drº Fábio Pegoraro e a pró-reitora de extensão, cultura e assistência estudantil, Drª. Miréia Aparecida Bezerra. O presidente da Fundação UnirG, Thiago Piñeiro Miranda também esteve presente, além do servidor, Oximano Jorge, que representou a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes.

Thiago Miranda parabenizou aos professores a dedicação desempenhada e desejou sucesso aos presentes na conclusão da Jornada Pedagógica. 

Nesta manhã, a palestra de abertura foi ministrada pela reitora e pró-reitores que abordaram sobre a “Avaliação e Monitoramento: práticas pedagógicas da gestão para 2024.2”, destacando a exigências cumpridas e os desafios que a Instituição ainda têm a desempenhar.

Conforme Sara Falcão, os dados do Ministério da Educação – MEC, informam que o Ensino Superior tem passado grandes desafios nos últimos anos.

“Um dos principais desafios é o ensino híbrido, que será a nova tendência para a implantação na graduação. A UnirG já realiza há cinco anos essa modalidade o que nos faz estar à frente dessa exigência. Em todos os congressos que tenho participado, tem se falado na modalidade para tentar ajudar o acadêmico a não perder a qualidade no aprendizado. Outro desafio que tem sido muito discutido é o EaD 100%, que será reformulado pelo MEC. O motivo da mudança será por causa da falta de cumprimento das Instituições, que oferecem o ensino a distância, em relação ao cumprimento dos indicadores notando a perda na qualidade no ensino superior. A UnirG não oferta aulas 100% on-line, isso nos coloca em vantagem das demais Instituições, pois o nosso trabalho é presencial ou híbrido”, explanou.

“Outra percepção do MEC tem sido a baixa procura de pessoas na graduação na maioria das Instituições de todo o País. Essa é uma discussão nacional e estamos buscando alternativas que façam com que volte o interesse das pessoas pelo ensino superior”, completou a reitora. 

Sara Falcão disse também que a partir do próximo ano irá surgir novos avaliadores de indicação. “Nós somos submissos a avaliação do Conselho Estadual de Educação e não ao do MEC, mas tudo indica que o Conselho irá seguir os mesmos critérios como, por exemplo, analisar os cursos por área e formação e não mais individualmente, com o intuito de melhorar os indicadores de avaliação”, destacou Falcão.

Recentemente o Conselho Estadual de Educação – CEE esteve visitando a UnirG para avaliar o recredenciamento da Universidade. A reitoria falou sobre a surpresa dos membros do trabalho desenvolvido em Gurupi.

“O nosso balaço social é um documento demonstrativo do quanto a UnirG impacta nos atendimentos em todas as áreas que oferecemos. Realizamos anualmente mais de 150 mil atendimentos, e o CEE impressiona com o trabalho de extensão que a UnirG desenvolve. Os conselheiros dizem ser espetacular a oferta de serviço gratuito de qualidade que oferecido à população. Em alguns casos, nossos profissionais são especialistas em áreas que atende somente no serviço particular”.

Para finalizar, a reitora disse ainda que criar as políticas de ensino, extensão e pesquisa, além de finalizar a documentação necessária para a abertura do campus da cidade de Colinas serão os últimos desafios de sua gestão, que encerrará em dezembro deste ano.

Em seguida o vice-reitor e os pró-reitores apresentaram as metas e planejamentos para o próximo semestre.

O professor e coordenador do Núcleo de Formação Permanente (Nufope), Me. Eduardo Miranda, também falou aos presentes sobre o lançamento do edital para o “Prêmio UnirG de Práticas Inovadoras no Ensino”.

“O professor deverá se inscrever e gravar uma aula, a qual será avaliada pela comunidade acadêmica. As três mais votadas serão as premiadas. Será um incentivo de valorização a prática que o professor tem feito em sala de aula para que ele tenha maior visibilidade na Instituição, muitas mudanças têm ocorrido no ensino e elas precisam ser valorizadas”.

O professor acrescentou que desde quando foi pró-reitor de gradação tem buscado trazer profissionais de outros centros para mostrar sobre a atualidade. “O grande desafio que temos é trazer essas inovações para a sala de aula que são as metodologias. O aluno tem acesso fácil aos conteúdos, a sala de aula deve ser um lugar de discussão para refletir sobre questões da profissão de forma diferente. O que temos que avançar em relação a tudo isso é a construção coletiva de um novo PPC para que todos os cursos possam pensar sobre suas profissões como o novo formato de ensino, que é o híbrido, ao qual estamos oferecendo desde 2019. Esse formato otimiza o tempo das pessoas para se formarem, pois ele deixou de ser atrativo e por isso a procura pela graduação tem reduzido. A necessidade pela busca da formação rápida para obterem a rentabilidade tem aumentado bastante. O cenário que demonstrado a muito tempo são os cursos tecnólogos que tem duração de dois anos para o profissional estar no mercado de trabalho e esse é um trabalho que a Instituição precisa se adaptar para oferecer novos cursos”, finalizou o coordenador do Nufope.

Na ocasião foi realizada ainda a entrega de certificados para docentes que fizeram a formação continuada em 2024.1.

Programação

O evento é voltado aos docentes e a programação continuará na noite de hoje, com o destaque da palestra “Curricularização da Extensão como estratégia de INOV-Ação Curricular com Impacto Social”com a Drª  Simone Imperatore.

A abertura do evento contou com apresentação da Casa de Cultura da UnirG. Amanhã,11, e quarta-feira, 12, a programação segue com a realização de reuniões e oficinas que fazem parte do cronograma do evento.

Palestrante

Simone Imperatore é doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Mestre em Desenvolvimento Regional, Pedagoga e Contadora (com cursos de especialização nas áreas de gestão e educação), possue formação eclética e ampla vivência em gestão de projetos e coordenação e desenvolvimento de equipes, com atuação em empresas públicas e privadas. Atuou no planejamento e desenvolvimento institucional, na gestão e liderança de equipes multifuncionais, na modelagem e gerenciamento de projetos estratégicos; ações de reversão de cenários e representação institucional.

Conta com sólida experiência na área educacional (pequenas e grandes IES), graduação e pós-graduação lato sensu, modalidades presencial e EaD, financeira e administrativa, como planejamento estratégico, controles internos; análise de processos, monitoramento de indicadores/avaliação de desempenho operacional e de gestão, estudos de viabilidade econômica e business plan, incentivos fiscais, projetos de financiamento e captação de recursos.

Para saber mais, confira a programação completa aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 






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