Projeto Rua de Recreio anima tarde desta segunda-feira na UnirG

03 de Junho de 2024

Bambolê, futebol, pinturas metálicas, corda de pular, amarelinha e tabuleiros gigantes com jogos de dama, dominó, xadrez e pega-varetas são algumas das brincadeiras resgatadas pelo Projeto Rua de Recreio, do curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi. Na tarde desta segunda-feira, 03, mais de 70 crianças estudantes do 4º e 5º anos da Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, participaram de mais uma edição do projeto, no Campus Jacinto Nunes da Silva.

Egressos do curso de Pedagogia e a Trupe Tuca, com os palhaços Peteca, Potoca e Pirulito, da Secretaria da Educação do Município (Semeg)  e Secretaria de Cultura (Secult) participaram do evento.

Esta foi a primeira vez em que a pequena Brenda Machado, do 5º ano, assistiu a uma apresentação feita por artistas circenses. “Estou adorando tudo aqui, conhecer os palhaços e jogar dominó que eu não conhecia. Essas brincadeiras são muito divertidas e ainda pintei meu rosto com um desenho de arco-íris bem bonito”, disse com entusiasmo.

O professor responsável, Audimar Dionízio, relatou que “a Rua de Recreio é um projeto de aprendizagem realizado em formato de extensão curricularizada no componente de Práticas Educativas, com jogos e brincadeiras. O objetivo é atender a comunidade com atividades culturais e recreativas, dentre outras”

O professor frisou ainda que, “essa ação é organizada durante todo o semestre, passando pelo processo de elaboração, planejamento, produção, execução e avaliação. Um dos compromissos da UnirG é de trabalhar com os bairros em seu entorno e, hoje, trouxemos alunos de um bairro próximo para que pudessem conhecer a nossa Instituição e participar de uma atividade permeada pela arte”, destacou.

A acadêmica do 5º período de Pedagogia, Joana Fernandes, mencionou que “cada atividade tem um intuito, é uma atividade pedagógica e tem um fundamento por trás da brincadeira. Todo nosso planejamento está dando certo e é uma experiência incrível trabalhar com essa turma, com o resgate de várias brincadeiras tradicionais que são realizadas ao mesmo tempo”

Para a coordenadora pedagógica da Escola Dr. Ulisses Guimarães, Rosimeire Morais, “esse projeto é muito importante pois contribui para o desenvolvimento da educação do município. Na interação entre escola e universidade, todos ganham, principalmente nossos alunos com as aulas dinamizadas, que irão ficar bem guardadas na memória deles”, frisou o coordenadora.

Nesta edição as brincadeiras e jogos desenvolvidos na Rua de Recreio foram alinhados com as propostas teóricas preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da  Educação , para os anos iniciais do Ensino Fundamental.