Aberta a programação da Semana de Pedagogia e IV Encontro de Egressos

21 de Maio de 2024

“A Pedagogia pelo olhar do egresso: saberes, fazeres e perspectivas” é o tema da Semana de Pedagogia da Universidade de Gurupi – UnirG e do IV Encontro de Egressos que teve início ontem, 20, no campus Jacinto Nunes da Silva. Na abertura, o Grupo de Dança Teatro Corpore, da Casa de Cultura Maestro Othonio Benvenuto, apresentou o espetáculo “Antes da Coroa existia o cocar”, sob a direção de Adriana Rabelo.

“Esse mês o curso de Pedagogia da UnirG completa 39 anos, com mais de 1.200 profissionais formados. São pessoas que ocuparam espaços expressivos na sociedade e que são um orgulho para a nossa cidade. Ingressar na área da Educação é trilhar um caminho de sucesso”, disse o coordenador do curso de Pedagogia, Me. José Carlos Ribeiro da Silva, que é egresso da UnirG.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UnirG, Dr. Fábio Pegoraro, disse que “o curso de Pedagogia vem se destacando por ter profissionais que sabem trabalhar de forma integrada e interdisciplinar. A Pedagogia está ressurgindo de forma fortificada, a partir de políticas públicas voltadas para a valorização da classe. Todas as pessoas precisam do trabalho do pedagogo e do professor, o que torna esse campo do conhecimento cada vez mais atrativo”.

A Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Drª Mireia Aparecida Bezerra, parabenizou os presentes pelo Dia de Pedagogo, celebrado em 20 de maio. Também frisou a importância de ter egressos participando do evento, pois a experiência compartilhada por eles contribui com os futuros profissionais e com a Instituição.

O servidor Oximano Jorge, que representou o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, lembrou que o curso de Pedagogia foi criado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (FAFICH), no então Norte de Goiás. “O objetivo foi trazer formação superior para os moradores da região. Quase 40 anos depois vemos o quanto essa Instituição continua fazendo a diferença na região, tendo um curso de Pedagogia formado por pessoas empenhadas em lutar e melhorar a educação do País”, disse.

Durante o evento, 15 egressos da UnirG participam dos debates e encontros, que irão discutir a articulação entre Universidade e Educação Básica, a partir das experiências e contextos de atuação de diversos profissionais convidados.

No hall do campus estão expostos trabalhos desenvolvidos por alunos do 5º período do curso de Pedagogia na disciplina de "Artes", ministrada pelo professor Me. Audimar Dionísio.

Pedagogia social

A primeira mesa temática do evento foi sobre “A Pedagogia Social e sua articulação com Educação Básica na Região Sul Tocantinense”. Falaram aos presentes a pedagoga Clecyane Alves dos Santos Batista, que atua no CEIP Sul (Sistema Socioeducativo) e a pedagoga Licemara Cardoso, da Instituição de Acolhimento Criança Cidadã, com a mediação da professora da UnirG, Drª Jussara Resende.

"Desde 2006 a Pedagogia Social foi inserida nas diretrizes curriculares dos cursos de Pedagogia e veio mostrando a abertura de um leque de possibilidades para a atuação do pedagogo em espaços escolares e não escolares. Tem uma perpectiva de educação emancipatória, crítica, trazendo um processo de inclusão social, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Onde há intencionalidade educativa, existe espaço para atuação desse profissional, seja nos hospitais, penitenciárias, instituições, ONGs, além da escola”, disse a Drª Jussara.

Clecyane Alves falou que “é gratificante ter feito parte da história do curso de Pedagogia da UnirG. Logo após ter concluído o curso fui aprovada no primeiro concurso no Sistema Socioeducativo no Tocantins, uma área em que eu me reencontrei como profissional”.

A programação do evento segue hoje, 21, com a seguinte programação:

15h - Oficina Pedagógica

Voz, identidade e emoções no fortalecimento de laços sociais na educação infantil

Ministrante: Psic. Profa. Ellen Fernanda Klinger

Acadêmicas de Psicologia:  Yasmim Santos Garcia e Giselle Soares Marinho  (bolsistas FAPTO)

Local: CITAU 05

Público: Estudantes do Magistério Integrado ao Ensino Médio – Escola Técnica de Tecelagem – Paranã /TO

19h15 -  Curso de Pedagogia e sua Práxis

Uma pedagoga na aldeia: Vivências na educação Escolar Indígena – Keyliane dos Anjos Leitão

Local: Bloco E – Sala 102

19h15 -  Oficina Dificuldade de Aprendizagem na escola: Recursos e Estratégias

Ministrantes: Acadêmicas do 5º Período – Extensão Curricularizada