Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
21 de Maio de 2024
“A Pedagogia pelo olhar do egresso: saberes, fazeres e perspectivas” é o tema da Semana de Pedagogia da Universidade de Gurupi – UnirG e do IV Encontro de Egressos que teve início ontem, 20, no campus Jacinto Nunes da Silva. Na abertura, o Grupo de Dança Teatro Corpore, da Casa de Cultura Maestro Othonio Benvenuto, apresentou o espetáculo “Antes da Coroa existia o cocar”, sob a direção de Adriana Rabelo.
“Esse mês o curso de Pedagogia da UnirG completa 39 anos, com mais de 1.200 profissionais formados. São pessoas que ocuparam espaços expressivos na sociedade e que são um orgulho para a nossa cidade. Ingressar na área da Educação é trilhar um caminho de sucesso”, disse o coordenador do curso de Pedagogia, Me. José Carlos Ribeiro da Silva, que é egresso da UnirG.
O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UnirG, Dr. Fábio Pegoraro, disse que “o curso de Pedagogia vem se destacando por ter profissionais que sabem trabalhar de forma integrada e interdisciplinar. A Pedagogia está ressurgindo de forma fortificada, a partir de políticas públicas voltadas para a valorização da classe. Todas as pessoas precisam do trabalho do pedagogo e do professor, o que torna esse campo do conhecimento cada vez mais atrativo”.
A Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Drª Mireia Aparecida Bezerra, parabenizou os presentes pelo Dia de Pedagogo, celebrado em 20 de maio. Também frisou a importância de ter egressos participando do evento, pois a experiência compartilhada por eles contribui com os futuros profissionais e com a Instituição.
O servidor Oximano Jorge, que representou o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, lembrou que o curso de Pedagogia foi criado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (FAFICH), no então Norte de Goiás. “O objetivo foi trazer formação superior para os moradores da região. Quase 40 anos depois vemos o quanto essa Instituição continua fazendo a diferença na região, tendo um curso de Pedagogia formado por pessoas empenhadas em lutar e melhorar a educação do País”, disse.
Durante o evento, 15 egressos da UnirG participam dos debates e encontros, que irão discutir a articulação entre Universidade e Educação Básica, a partir das experiências e contextos de atuação de diversos profissionais convidados.
No hall do campus estão expostos trabalhos desenvolvidos por alunos do 5º período do curso de Pedagogia na disciplina de "Artes", ministrada pelo professor Me. Audimar Dionísio.
Pedagogia social
A primeira mesa temática do evento foi sobre “A Pedagogia Social e sua articulação com Educação Básica na Região Sul Tocantinense”. Falaram aos presentes a pedagoga Clecyane Alves dos Santos Batista, que atua no CEIP Sul (Sistema Socioeducativo) e a pedagoga Licemara Cardoso, da Instituição de Acolhimento Criança Cidadã, com a mediação da professora da UnirG, Drª Jussara Resende.
"Desde 2006 a Pedagogia Social foi inserida nas diretrizes curriculares dos cursos de Pedagogia e veio mostrando a abertura de um leque de possibilidades para a atuação do pedagogo em espaços escolares e não escolares. Tem uma perpectiva de educação emancipatória, crítica, trazendo um processo de inclusão social, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Onde há intencionalidade educativa, existe espaço para atuação desse profissional, seja nos hospitais, penitenciárias, instituições, ONGs, além da escola”, disse a Drª Jussara.
Clecyane Alves falou que “é gratificante ter feito parte da história do curso de Pedagogia da UnirG. Logo após ter concluído o curso fui aprovada no primeiro concurso no Sistema Socioeducativo no Tocantins, uma área em que eu me reencontrei como profissional”.
A programação do evento segue hoje, 21, com a seguinte programação:
15h - Oficina Pedagógica
Voz, identidade e emoções no fortalecimento de laços sociais na educação infantil
Ministrante: Psic. Profa. Ellen Fernanda Klinger
Acadêmicas de Psicologia: Yasmim Santos Garcia e Giselle Soares Marinho (bolsistas FAPTO)
Local: CITAU 05
Público: Estudantes do Magistério Integrado ao Ensino Médio – Escola Técnica de Tecelagem – Paranã /TO
19h15 - Curso de Pedagogia e sua Práxis
Uma pedagoga na aldeia: Vivências na educação Escolar Indígena – Keyliane dos Anjos Leitão
Local: Bloco E – Sala 102
19h15 - Oficina Dificuldade de Aprendizagem na escola: Recursos e Estratégias
Ministrantes: Acadêmicas do 5º Período – Extensão Curricularizada
Local: CITAU 04
Público: Estudantes do Magistério Integrado ao Ensino Médio – Escola Técnica de Tecelagem – Paranã /TO
21h - Rodas de Conversa
O pedagogo na Educação Escolar: percursos, demandas e interações possíveis com a Formação de Professores
Roda 1- Vivências na Gestão Escolar
Convidadas:
- Carla Martins Barros - Escola Municipal Odair Lúcio
- Clejane de Assis Silva – CEMEI Oneide de Souza Coelho
- Patricia Cristina Barbosa Severo - Escola Municipal Ilsa Borges
- Kelly Regina da Silva Miranda Barbosa – Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães
Local: Sala 102 Bloco E
Roda 2- Vivências na Coordenação Pedagógica
- Igor Alves Bento - Colégio Militar Nossa Senhora do Carmo
- Gabriel Oliveira de Araújo – Escola Estadual Benedito Pereira Bandeira
Local: Sala 104 Bloco E
Roda 2- Vivências na Orientação Educacional
-Francisca Marleide Ferreira Santos - Municipal de Educação Infantil Instituto Silny Rodrigues dos Santos
- Ludivina Alves Pereira - Escola Estadual Valdir Lins
- Leandro Gomes da Silva - Escola Paroquial Bernado Sayão
Local: CITAU 01
Roda 04 – Vivências na Educação Infantil
- Vanusa Alves da Silva – CEMEI irmã Divina
- Claudimar Coelho Rios Camargo - CEMEI Oneide de Souza Coelho
- Lutienne Cardoso da Costa – CEMEI Josué Moreira Alves
- Denize Fernandes de Oliveira – Escolinha Sítio do Pica Pau Amarelo
Local: CITAU 03
22h45 – Encerramento