Acadêmicos promovem ação de prevenção a saúde em Escola Pública de Gurupi

10 de Maio de 2024

Os acadêmicos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia da Universidade de Gurupi – UnirG realizaram uma palestra de prevenção e promoção a saúde na Escola Municipal Elizeu de Carvalho. A atividade faz parte do projeto "Saúde para todos: empoderando comunidades”, vinculada a disciplina Integração Universidade, Serviços e Comunidade III (IUSC III). A ação ocorreu no último dia 30, no Setor Industrial.

Segundo a preceptora, Viviane Lopes Marinho, o objetivo da ação é a promoção do acesso equitativo aos cuidados de saúde e fortalecer e estimular o empoderamento das comunidades em relação aos seus direitos à saúde.

A palestra “ Promoção e Prevenção da Saúde” foi ministrada aos alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. “ Nosso propósito é o de capacitar as crianças como ouvintes ativos e agentes de mudança em questões de saúde, fornecendo-lhes conhecimentos, habilidades e recursos necessários para promover hábitos saudáveis e prevenir doenças dentro de suas comunidades”, explicou a preceptora.

Para a acadêmica do 4º período de Odontologia, Consuelo Mota Xavier de Oliveira, “a experiência foi de grande valia porque tivemos contato direto com a comunidade e pudemos transferir o conhecimento que estamos aprendendo na graduação”, avaliou a estudante.

“Além do conhecimento, usamos a oportunidade para oferecer carinho por meio da saúde, para torná-la acessível às novas gerações”, descreveu a acadêmica do 4º período de Farmácia Társis Raquel Silva Schmidt.

“Esse tipo de ação cumpre com os seus objetivos desse componente curricular, que é trabalhar as diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, étnico-raciais, culturais, comportamentais, ecológicos, éticos, legais e conteúdos envolvendo a comunicação, a economia e gestão administrativa em nível coletivo. Além disso é a possibilidade de relacionar teoria à prática”, concluiu a preceptora.

(Texto: colaboração da preceptora Viviane Lopes Marinho)

(Fotos: arquivo pessoal)