Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
07 de Maio de 2024
A coordenadora do Centro de Desenvolvimento Regional (CDR), Ma. Adriana Terra, e a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Drª Miréia Bezerra Aparecida, da Universidade de Gurupi - UnirG estiveram ontem, 06, em Palmas, reunidas com representantes da Secretaria de Indústria e Comércio - SICS e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins – FAPT-TO. O intuito do encontro foi buscar apoio para o desenvolvimento de projetos de Agroindústria que envolvem alunos e professores das Instituições de Ensino Superior que integram os CDR's do Tocantins.
Segundo a professora, Ma. Adriana Terra, a reunião busca parceria entre as instituições que fazem parte do Centro de Desenvolvimento Regional. O subprograma faz parte do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), que tem como objetivo fortalecer empreendimentos coletivos, por meio dos arranjos produtivos locais sustentáveis e socioeconômicos do Tocantins.
“A importância do Programa Produtos da Terra em relação a UnirG será para que o curso de Farmácia possa desenvolver juntamente com outros cursos da Instituição, um projeto de Agroindústria para processar produtos à base do açafrão. Além disso, o projeto servirá como uma ferramenta didático-pedagógica para formar o produtor da agricultura familiar e ainda futuros profissionais que atuarão na Agroindústria”, avaliou.
Terra disse ainda que essa ferramenta é uma ação do Centro de Desenvolvimento Regional (CDR) que pretende induzir a implementação de Agroindústria na região sul do Tocantins. “Acreditamos que a Agroindústria implantada nas Instituições de Ensino Superior poderá assistir melhor a produção reprimida tanto da produção quanto do processamento de alimentos. Estando na Universidade poderemos acompanhar toda a cadeia de uma cultura vocacional ou induzida da nossa região”, afirmou a coordenadora do CDR.
Na oportunidade, foram apresentados os projetos de Agroindústria da UnirG na área de açafrão. Representantes da Universidade Federal do Tocantins - UFT também apresentaram projetos para a plantação de feijão pau pico, cogumelo, frutas e castanhas do cerrado, entre outros.
“Nossa expectativa é de que ainda neste semestre consigamos receber recursos para subsidiar os projetos, que serão uma parte vinda da SICS e outra parte da Fapt que financiará as bolsas de alunos e de professores que atuarão nessa rede de Agroindústrias”.
O que é o CDR?
O Centro de Desenvolvimento Regional - Sul Tocantins (CDR) é um projeto que visa promover a discussão e a implantação de agendas de desenvolvimento que possam estimular a economia da região e fomentar a geração de emprego e renda, um dos pilares do desenvolvimento regional.
O objetivo do Centro tem como objetivo articular com as instituições de educação superior e de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT&I), professores, pesquisadores e estudantes, para definir estratégias e projetos inovadores para o desenvolvimento da região, por meio de ações planejadas e iniciativas inteligentes, sustentáveis e inclusivas.
Além de profesores e acadêmicos da UnirG e UFT, o CDR do Tocantins conta ainda com a participação de pesquisadores do Instituto Federal do Tocantins - IFTO, Universidade do Tocantins - Unitins e Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT.
Para conhecer mais sobre o CDR acesse o site https://www.cdrsultocantins.org/
(Texto: colaboração da estudante de Jornalismo Thaís Lira)