Professores da UnirG vencem etapa estadual do maior prêmio de educação empreendedora do Brasil

03 de Abril de 2024

Pesquisadores da Universidade de Gurupi – UnirG participaram na noite de ontem, 02, do maior prêmio de Educação Empreendedora do país, a 2ª edição do Prêmio Educador Transformador, etapa estadual. Foram premiados os professores, Drª Marcilene de Assis Alves Araujo e Eurípedes Martins da Silva Júnior. O evento ocorreu no Auditório do Palácio Araguaia, em Palmas - TO.

O Prêmio de Educação Empreendedora visa valorizar e divulgar projetos e educadores transformadores de todos os Estados do Brasil. O evento tem a correalização do Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare.

Na categoria Educação Superior Tocantins, a professora de Letras da UnirG, Drª Marcilene de Assis Alves Araujo, foi selecionada em 3º lugar com o projeto Eventos de Letramento em diferentes espaços sociais Javaé: oficinas interculturais a partir da narrativa Tainahak.

Na categoria Educação Profissional, venceu em 3º lugar o projeto: Verde na Escola: Cultivando Conhecimento com Jardins Verticais, coordenado pelo professor Me. Eurípedes Martins da Silva Júnior dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UnirG.

Além dos professores da UnirG, o docente Fernando Roseno da Cruz, da educação profissional do Sebrae/Gurupi, que também integra o grupo de pesquisa OPTTINS, venceu em 1º lugar na categoria Educação Profissional, com o projeto: Conexão Inclusiva: Transformando Comunidades Através da Libra.

Segundo a professora da UnirG e líder do Grupo de Pesquisa do Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins - OPTTINS, Drª Marcilene Araújo, participar do Prêmio Educador Transformador foi uma experiência enriquecedora, pois a permitiu compartilhar práticas inovadoras e aprender com outros educadores comprometidos em transformar a educação.

“O reconhecimento e o apoio da comunidade educacional UnirG e das escolas indígenas também foram extremamente importantes para continuar buscando formas de impactar positivamente a vida dos nossos estudantes e da comunidade”, declarou Assis.

“Minha pesquisa foi vencedora em terceiro lugar na categoria educação superior. O projeto apresentou uma oficina desenvolvida nas aldeias Kanoano e Boa Esperança, da Ilha do Bananal, com graduandos de Letras e Pedagogia. Nosso objetivo é de disseminar metodologias ativas de como diversificar o trabalho com as narrativas étnicas Javaé”, concluiu a professora.

Entre os presentes estavam ainda o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UnirG, Drº Fábio Pegoraro, e o diretor administrativo e financeiro da Fundação UnirG, Oximano Jorge.

Prêmio Educador Transformador

É um projeto educacional transformador que objetiva o desenvolvimento de competências, habilidades e/ou atitudes empreendedoras que possibilitem transformar o conhecimento e a experiência em resultados para o indivíduo e para a coletividade.

O prêmio é dividido nas categorias: Educação Infantil; Ensino Fundamental - Anos Iniciais; Ensino Fundamental - Anos Finais; Ensino Médio Regular; Educação Profissional; Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Superior. (*)

(Informações do site https://educadortransformador.com.br/)*

(Fotos: arquivo pessoal)