Curso de Farmácia da UnirG realiza oficina de sabonetes artesanias com ervas medicinas

22 de Março de 2024

O curso de Farmácia da Universidade de Gurupi - UnirG realizou a oficina de “Preparação de  sabonetes artesanais com ervas medicinais”, que faz parte do projeto “Levantamento etnofarmacológico de plantas medicinais na comunidade  indígena, da Ilha do Bananal, município de Formoso do Araguaia - TO”. A oficina ocorreu na tarde de ontem, 22, no laboratório de farmacobotânica do Campus II.

Durante a oficina, foram expostas aos acadêmicos bolsistas e voluntários, os benefícios e as propriedades fisiológicas das plantas medicinais, como também, as indicações e contra indicações de cada uma, além dos materiais e insumos utilizados no processo.  Ao final, sob a orientação e supervisão das responsáveis, a  coordenadora do projeto Drª Jaqueline Cibene e a professora Dra Érica Gontijo, os acadêmicos prepararam os sabonetes.

A coordenadora do projeto, Jaqueline Cibene explicou sobre o intuito e como funciona as oficinas. “O objetivo é para que a comunidade tenha sua renda diversificada, de forma a buscar certa autonomia.  Ao mesmo tempo as mulheres indígenas voluntárias da aldeia Canoanã estão confeccionando, de forma artesanal, cestos feitos com detalhes pintados com tinta natural de forma manual para serem utilizados como saboneteiras a fim de gerar renda na própria comunidade”, declarou Cibene.

O projeto é uma parceria entre a instituição e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins - FAPT, que oferta toda a matéria-prima para a confecção dos sabonetes artesanais.

“Assim, os produtos gerados neste projeto, como os sabonetes também serão fabricados na própria comunidade,  agregando valor ao produto com identidade da cultura Javaé”, finalizou a coordenadora do projeto.

Amanhã, 23, os colaboradores e voluntários do projeto farão a primeira visita na comunidade aldeia Canoanã para dar continuidade a produção de sabonetes artesanais, oferecendo a “Oficina Indígena de Produção de Fitocosméticos”. No local, estudantes e professores aplicaram aos indígenas o ensinamento da produção dos sabonetes artesanais com ervas medicinais,

Colaboração da estudante do 7º período de Jornalismo Nathália Costa

Edição: Giselli Raffi - Jornalista