Professores de Ciência da Computação publicam artigo em revista internacional

13 de Abril de 2015

Carolina Palma Pimenta Furlan, Lucas Santa Bárbara e Marcelo Lisboa Rocha, professores dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas para Internet, do Centro Universitário UnirG, publicaram, um artigo científico na revista on-line International Journal Of Computer and Information Technology (IJCIT) .

O artigo “Using Algorithms K-means and Centrality of Intermediation for Analysis of a Social Network Focused in Commercial Disclosures” é resultado da dissertação do mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas, da professora Carolina, defendida em 2014, na PUC/GO, sob orientação do professor Dr. Clarimar José Coelho.

A pesquisa aborda o subgrupo Tocantins Digital, da rede social Facebook, constituída por mais de R$ 10 mil membros. É um ambiente de postagens de classificados onde os membros podem publicar e receber ofertas, por meio dos posts. “Nesse ambiente foi possível desenvolver aplicações para classificar informações das postagens dos membros do grupo pesquisado”, disse Furlan.

“Inicialmente foi realizada a extração e mineração dos dados do facebook, utilizando o algoritmo k-médias e também a medida centralidade de intermediação para identificar usuários com as mesmas preferências e fazer o agrupamento de dados”, afirmou a pesquisadora, acrescentando que “foi possível revelar a existência de membros com maior influência em suas postagens, e os produtos ou serviços mais visualizados dentro do subgrupo”.

figuraDe acordo com os pesquisadores, na figura ao lado, os pontos em vermelho representam os produtos e serviços postados. Os quadrados em azul correspondem aos membros que publicaram no grupo.

Conforme Lucas Santa Bárbara os membros de uma rede social são potenciais futuros consumidores, que tendem a buscar produtos e serviços para atender suas especificações pessoais. “Atualmente existe uma nova configuração na relação de consumo, mediado pela hipersegmentação, que resulta em consumidores que passam a ser também fornecedores de algum tipo de produto ou serviço. Podem ser fomentadas por indivíduos ou grupos com poder de liderança, que fazem articulações em torno dos mesmos interesses”, frisou ele.

Carolina Furlan destacou que “o entendimento do comportamento do fluxo de uma rede constitui-se em um aporte relevante para gestores que buscam na publicidade, meios de atingir diretamente aos interesses dos consumidores e proporciona uma forma de aperfeiçoar alternativas de análise dos perfis entre pessoas que participam de grupos fechados ou abertos nas redes sociais”.

Ela acrescenta que “isso demonstra que os gestores não podem se limitar aos sites da própria empresa para saber a opinião e até mesmo para divulgação de seus produtos e serviços”.

A professora concluiu que as redes sociais permitem uma abertura direta com o consumidor. “Pois as empresas podem criar sua própria página da rede social para ficarem mais próximas do cliente, possibilitando a realização de mineração de dados em outros grupos já constituídos”, finalizou ela.

Participam da Revista, editores e revisores de várias Universidades de países como India, Arabia Saudita, EUA, França, Espanha, Canadá entre outros. A periodicidade é bimestral e os artigos são avaliados por dois revisores da IJCIT na área de Tecnologia.