Alunas de Direito participaram do projeto de extensão da UnB

25 de Março de 2015

Duas acadêmicas de Direito do Centro Universitário UnirG participaram de 20 a 22, da 2ª Simulação Veredicto no Instituto Brasiliense de Direito Público (Brasília/ DF). O evento integra o Projeto de Extensão de Ação Continuada da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (PEAC/FDD-UnB).

alunas direito natalia e vitoriaAs selecionadas são as irmãs Natália Barreto e Vitória Barreto. As estudantes conquistaram as vagas após seleção promovida pela UnB. “A maioria das vagas é direcionada apenas para alunos da UnB,  mas eles abriram precendente por eu já ter participado na época que fiz o ensino médio quando participei do Parlamento Jovem Brasileir”, afirmou

O Veredicto é um Projeto que, através da conexão entre Pesquisa, Ensino e Extensão, promove relevantes Simulações Jurídicas com acadêmicos, para a formação de um ensino dinâmico, e que capacite de forma direta o ensino à prática.

A escolha do Tribunal de atuação é facultada ao acadêmico simulador. A acadêmica Natália Barreto optou pelo Tribunal Penal Internacional. Já a acadêmica Vitória Barreto optou pelo Superior Tribunal de Justiça.

“O campo de atuação e a visão que tivemos foi muito maior, porque nos possibilitou aprender sobre as diversas áreas de atuação do Direito que não temos em Gurupi. Foi uma experiência única que só me fez ter ainda mais certeza da minha escolha e a vontade de ajudar a sociedade por meio da minha formação”, completou Natália.

De acordo com a coordenadora do curso, Kádyan Gonzaga, a participação em  eventos como esse abre novos horizontes profissional para o estudante. “Essa experiência traz para a  UnirG uma gama de possibilidades de trabalhos de extensão, e estimula tanto as participantes quanto os demais colegas sobre a qualificação ainda na formação.  Exercitar a prática do conhecimento teórico faz toda diferença”, ressaltou.

Os acadêmicos simuladores participam como advogados, e são considerados como magistrados quanto ao poder de voz, mas sem a possibilidade de votar em questões substantivas (acórdãos, emendas a acórdãos e seleção do relator). Todo o debate foi pautado na construção de um acórdão através da utilização dos documentos e moções necessários para a sua construção e da utilização do tempo de discurso individual para a apresentação dos argumentos para tanto.

(Foto: Alunas Natália Barreto e Vitória Barreto).

(Arquivo Pessoal)