UnirG será parceira do Município na implementação de novo programa de Residência Médica

16 de Dezembro de 2014

Na última sexta-feira, 12, o Centro Universitário UnirG recebeu a visita do secretário executivo da comissão do Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM), Drº Francisco Arsego de Oliveira.

residencia médica1A intenção é ofertar o programa de Residência Médica na área da Saúde da Família e Comunidade, a ser implantado pela Prefeitura Municipal de Gurupi em parceria com os Governos Estadual e Federal. A UnirG será a Instituição de Ensino Superior responsável pelo programa.

Antes de iniciar a vistoria, houve uma reunião na reitoria que contou com a participação do presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, do reitor do Centro Universitário, Alexandre Dias, da reitora eleita Lady Sakay, da secretaria municipal de saúde, Sueli Aguiar, da coordenadora de estratégia da saúde da família do município, Seyla Olimpio, o professor Drº Vladimir Tamayo, entre outros.

De acordo com o Drº Francisco Arsego, o objetivo da visita é verificar in loco a viabilidade da implantação do novo programa. “Temos que verificar pessoalmente a Instituição para que o Conselho possa tomar as providências necessárias para credenciar a Residência, vendo na prática as condições para abertura do programa”, destacou.

Arsego disse ainda que um dos principais pontos a serem observados é se a estrutura condiz com a realidade relatada no projeto, e o grau de comprometimento da Instituição com o programa.

“O que me chamou atenção foi o comprometimento de várias Instituições envolvidas, como aReunião RM Secretaria Municipal de Saúde, o Estado e a UnirG. Isso é de grande importância, pois potencializa a qualidade e sinaliza que será possível  a abertura”, completou.

Para o reitor, Alexandre Dias,  é  interessante para a UnirG estar à frente de mais um programa de Residência Médica porque amplia as possibilidades do curso de Medicina e consolida a Instituição como polo de Saúde para o Tocantins.

“Essa união entre os órgãos de governo e a UnirG é extremamente positiva, pois dará oportunidade para que o curso de Medicina esteja mais presente na comunidade. É uma forma de reter profissionais na região, pois muitos acabam fazendo a residência fora e não retornam para Gurupi, além de possibilitar a formação de equipes multiprofissionais da UnirG, dando mais qualidade ao ensino”, relatou Dias.

Já para Sávio Barbalho, essa também é uma oportunidade de colocar a UnirG no cenário Nacional por se tratar de um programa com apoio do Governo Federal. “Isso representa mais apoio e mais vagas para Gurupi, reforçando o nome da Instituição como referência em âmbito nacional em processos seletivos, que são cada dia mais disputados. Fiquei muito feliz com a avaliação preliminar do Drº Francisco”, afirmou.

A secretaria municipal de Saúde, Sueli Aguiar, se diz honrada por estar à frente da Unidade que irá ampliar várias vagas na área. "Essa união vai dar bons frutos. Vamos lutar para que esse projeto seja sucesso e consigamos outros até porque lutamos pela mesma causa, que é a melhoria da saúde".

Após os resultados da avaliação do CNRM, a previsão é de que ainda no primeiro semestre de 2015 seja publicado o edital de seleção e ocorra o início das aulas.

Residência Médica

Desde o início deste ano, a UnirG é a Instituição de Ensino Matriciadora, responsável pela gestão acadêmica de três especializações. Estão sendo ofertadas residências médicas em Ginecologia e Obstetrícia; Ortopedia e Traumatologia e ainda Clínica Cirúrgica, em Gurupi.

A responsável pelo programa é a Secretária Estadual de Saúde, por meio do Hospital Regional de Gurupi, em parceria com a UnirG.

(Foto: Ascom/UnirG)