Professora de Odontologia vence concurso de fotografia na Unicamp

17 de Setembro de 2014

Drª Nayene Leocádia Manzutti Eid, docente no curso de Odontologia, do Centro Universitário UnirG conquistou o 1º lugar no I Concurso de Fotografia e Imagem: “Olhares sobre a Epilepsia, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

foto premiada NayeneO Concurso premiou as melhores fotografias e imagens que expressaram a percepção dos participantes sobre o tema Epilepsia e foi realizado no último dia 13, no salão nobre da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Uma iniciativa da Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (ASPE) daquela Instituição.

“A fotografia foi feita por mim em Chicago/USA, no Shedd Aquarium. Fui escolhida e presenteada pela natureza em um momento único, e cliquei no momento exato. A imagem do cavalo marinho associa-se ao hipocampo, que é a região cerebral mais envolvida em crises epilépticas”, afirmou a professora.

A primeira colocação neste concurso me garantiu um certificado de menção honrosa pela participação, e um prêmio em dinheiro que doei a ASPE para que continue realizando seu trabalho em prol destes pacientes que precisam da nossa atenção, carinho e aceitação”, completou Eid.

Nayene Eid relatou também que “Além da Odontologia, da docência e da pesquisa, fotografar é minha outra grande paixão”. Ela menciona que elaborou o título ‘Identidade às Claras’, e sua descrição: ‘Veja com amor, seja quem for!’, levando-se em consideração a campanha global ‘Epilepsia Fora das Sombras’.

A docente explica que a campanha é uma iniciativa conjunta da Liga Internacional contra Epilepsia (ILAE), do Comitê Internacional para Epilepsia (IBE) e da Organização Mundial de Saúde (WHO). “Com o objetivo de aumentar a consciência pública e profissional da epilepsia como doença do cérebro universal e tratável, melhorando a aceitação, diagnóstico, tratamento, serviços e prevenção de epilepsia em todo o mundo”, disse Eid.

Epilepsia

Conforme a professora a epilepsia é uma condição neurológica crônica grave, que acomete entre 1% e 2% da população, segundo dados da Organização Mundial de Saúdeunnamed (OMS). No Brasil, aproximadamente três milhões de pessoas sofrem de epilepsia, conformando um problema de saúde pública.

“Embora menos letal, o preconceito que isola os portadores de epilepsia já justificaria um programa tão sério quanto o dirigido à Aids. Quem já testemunhou uma crise, se não ficou assustado, ficou desconcertado: os músculos da pessoa em crise enrijecem, ela cai, saliva em excesso, se debate. Por causa desta reação, que para muitos parece ‘espiritual ou demoníaca’, negam-lhe emprego, vaga na escola, a família sofre e ela se esconde, não só pelo constrangimento de sofrer uma crise em público, mas pelo preconceito da sociedade. É o que chamamos de ‘estigma percebido’, que acaba com a autoestima”, destacou Eid.

O concurso

As fotos foram escolhidas por votação on-line pela Internet no canal do Facebook do Concurso, e por um comitê julgador composto por profissionais e formadores de opinião, que se encarregou de julgar e escolher as fotos vencedoras.

O concurso ocorreu durante a programação da Semana Nacional e Latino Americana de Conscientização sobre Epilepsia, de 8 a 13 de setembro. Foram selecionadas as 12 melhores fotografias, utilizando-se os critérios de originalidade, criatividade, beleza, receptividade do público e, como fator de maior importância, a fidelidade ao tema proposto.

As imagens ficaram expostas durante a Semana e serão publicadas no e-book e no calendário de 2015, ambos da ASPE.